Domingo, 12 de Julho de 2020

Pedro Taques cria Caravana para socializar as ações do governo do Estado




COMPARTILHE

O governador Pedro Taques quer dar um enfoque mais social para seu governo e a Caravana da Transformação, iniciativa que percorrerá os municípios de todas as regiões de Mato Grosso levando saúde, ações de cidadania e oficinas, é a primeira iniciativa nesse sentido.

Hoje e amanhã, em Barra do Bugres (a 168 quilômetros de Cuiabá), acontece os dia “D” da Caravana, com a intensificação dos serviços que foram prestados ao longo da semana na região.

O governador Pedro Taques, que está hoje em Barra do Bugres, disse que serão feitas até cinco edições da Caravana ainda neste ano. Para Taques, a decisão de criar a Caravana levou em conta fatores como a fila por cirurgia oftalmológica. “Além disso, a cada Caravana nós vamos agregando outros procedimentos para a área de saúde. Isso é importante”, destacou. “É muito fácil ficar com as ações na Capital, mas o Estado tem que se fazer presente no interior, com as secretarias. Temos que dar satisfação do nosso trabalho nos lugares distantes”, disse o governador.

O Gabinete de Governo é responsável pela realização da Caravana da Transformação. O secretário de Estado do Gabinete, José Arlindo de Oliveira Silva, afirma que o objetivo da ação é levar cidadania e entregar políticas públicas a toda população. “Em 2014 o governador Pedro Taques prometeu que a gestão não deixaria nenhum mato-grossense para trás. Vamos saldar esse compromisso com a população e a Caravana da Transformação vai passar por todas as regiões do Estado a partir de julho”, disse Arlindo.

A escolha de Barra do Bugres como a primeira cidade a receber a Caravana se deu porque é dotada da infraestrutura hospitalar necessária para esta primeira edição da iniciativa.

Em Barra do Bugres, o atendimento começou na última terça-feira (12) no Parque de Exposições Deputado Renê Barbour. Até ontem, quase 3 mil atendimentos oftalmológicos já haviam sido realizados e mais 10 mil procedimentos realizados. No primeiro dia de uso do centro cirúrgico móvel, foram realizadas 268 cirurgias.

Uma das metas da Caravana é diminuir a fila para cirurgias oftalmológicas. As cirurgias oftalmológicas oferecidas na Caravana passaram pela avaliação da Vigilância Sanitária e são realizadas com a máxima segurança. O governo de Mato Grosso contratou o sistema de cirurgias de catarata e pterígio mais moderno do país e com o menor índice de complicação possível.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, os procedimentos são realizados em quatro carretas com ambulatórios móveis, sala cirúrgica e um ambiente pós-operatório. Os estabelecimentos já passaram pela avaliação da equipe de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e foram considerados seguros para receber a população dos 12 municípios do médio norte mato-grossense.

Segundo o secretário, os procedimentos contratados pelo governo do Estado foram considerados os mais modernos do país com trabalhos semelhantes realizados no Mato Grosso do Sul e na Bahia. A taxa de complicações é inferior a 1% e, ainda assim, caso alguma remota complicação ocorra, a SES montou uma estrutura especial para conduzir o paciente ao Hospital Regional de Barra do Bugres ou até mesmo para Cuiabá.

A equipe que cuidará das consultas é composta por 80 profissionais, com oito médicos oftalmologistas, sendo cinco clínicos, três cirurgiões, além de um médico intensivista (anestesista) à disposição da equipe.

SERVIÇOS

Durante a Caravana, o governo irá disponibiliza os seguintes serviços: cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3x4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Também são oferecidas oficinas com os seguintes temas: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidentes domésticos, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana da Transformação ainda realizará serviços complementares de educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Para realizar o projeto, o governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra e Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT. Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabeleireiro e Grupo Barralcool. 


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias