Segunda-Feira, 06 de Abril de 2020

Indea promove capacitao sobre a GTA eletrnica para produtores rurais




COMPARTILHE

O Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea) concluiu o 1º ciclo de capacitação do Módulo Produtor para emissão on line da Guia de Trânsito Animal (GTAe) na categoria ‘Abate’. A iniciativa é uma parceria do Indea com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (Famato) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos produtores nesta modalidade do GTA para ‘Abate’ que pode ser acessada pela internet pelo sistema Módulo Produtor,  disponível no site do Indea. No ano passado, aproximadamente 30% das GTAs para a categoria ‘Abate’ foram emitidas eletronicamente.

Durante onze dias, as equipes visitaram municípios da região Oeste do estado para realizar a capacitação, como Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Cáceres, Comodoro, Pontes Lacerda, Rio Branco e Araputanga.

As médicas veterinárias Flávia Metello e Giovana Muniz do Indeae ministraram as palestras para todos envolvidos na cadeia produtiva da pecuária de corte e a instrutora do Senar, Mariane Ferro demonstrou na prática como acessar o Módulo Produtor da GTA pela internet.

 “Esse projeto é uma conquista para o setor produtivo, pois com a possibilidade de emitir a GTAe de forma eletrônica, além de otimizar o tempo dos trabalhadores que poderão fazer sem sair do local de trabalho, evita transtornos de deslocamentos pois, às vezes, a distância entre a propriedade e uma Unidade Local de Execução do Indea é grande”, explica Flávia Metello.

Além de facilitar a vida dos produtores rurais que não mais precisarão se deslocar das propriedades para emitir a GTA para abate, pelo Módulo on line é possível também acessar um perfil atualizado de suas atividades, como: Histórico da Exploração; Saldo Atual dos Animais da Exploração; Ficha Sanitária da Exploração;Lista das Unidades e Lista dos Abatedouros.

A próxima fase de capacitação está prevista para acontecer na última semana de agosto.

Cadastro no Módulo Produtor

O produtor interessado em ter acesso ao Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Sindesa) deverá primeiramente preencher o Termo de Responsabilidade (disponível aqui: http://www.indea.mt.gov.br/download.php?id=288979 ) e entregá-lo em uma Unidade Local de Execução (http://ULE - http://www.indea.mt.gov.br/institucional/unidades-de-atendimento/ ).

 No ato, é necessária a apreentação de um documento oficial de identificação pessoal, que contenha assinatura e foto - RG, Passaporte, Carteira Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação - para ser realizada a conferência da assinatura do produtor.

 A partir daí, o produtor receberá login e senha para acesso ao Sindesa pelo e-mail indicado no Termo de Responsabilidade. 


Autor:AMZ Noticias com Renata Menezes


Comentários
O Jornal da Notcia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias

<