O ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB-PE) declarou ontem que a secretaria de mobilidade urbana do Ministério das Cidades está elaborando um estudo técnico para avaliar a viabilidade do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), modal de transporte programado para percorrer Cuiabá e Várzea Grande em um trecho de 22 quilômetros.
O estudo técnico do governo federal que receberá auxílio do governo do Estado e da prefeitura de Cuiabá atende a um pedido do governador Pedro Taques (PSDB) feito em conjunto com a bancada federal e direcionado ao presidente da República em caráter interino, Michel Temer (PMDB).
A declaração foi dada durante entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, na manhã de ontem no bairro Osmar Cabral, em Cuiabá.
“O presidente da República Michel Temer determinou que seja feito um estudo técnico e objetivo que já está sendo conduzido no Ministério das Cidades para verificar a viabilidade deste empreendimento. A ideia é abrir espaço aos técnicos do governo do Estado e da prefeitura de Cuiabá para apresentar sugestões. Aí, teremos um quadro objetivo para apresentar ao governador Pedro Taques quais são a visão e a sugestão compartilhada”, declarou.
De acordo com o ministro, uma das alternativas avaliadas é a adoção de uma PPP (Parceria Público-Privada) para conclusão deste projeto. “É uma opção, sem dúvida, mas prefiro aguardar o desdobramento do estudo técnico”, disse.
Ainda foi ressaltado que a equipe técnica do governo federal vê como de suma importância a celeridade dos estudos para resolver o impasse do VLT. “Temos a preocupação expressa de buscar soluções objetivas, racionalizar recursos e trazer uma solução definitiva. É uma prioridade do Ministério das Cidades buscar uma solução técnica, eficiente e segura para viabilizar essa obra tão importante para o futuro de Cuiabá”, reforçou o ministro Bruno Araújo.
O governador Pedro Taques (PSDB) informou que o estudo técnico conduzido pelo governo federal atende a um pedido de sua autoria em conjunto com a bancada federal. “A conclusão de uma obra como a do VLT envolve os esforços do município, Estado e União. Nenhum Estado consegue implantar VLT sem o apoio do governo federal. Enquanto não resolvemos, estamos recapeando a Avenida da FEB em Várzea Grande e as avenidas da Prainha e do CPA, em Cuiabá”.
Orçada inicialmente em R$ 1,477 bilhão, a obra do VLT em Cuiabá e Várzea Grande já consumiu mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos. Porém, está há mais de um ano paralisada e sem perspectiva alguma de conclusão. Na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) foram gastos mais de R$ 400 milhões com vagões do VLT que seguem sem uso algum no Centro Operacional localizado nas proximidades do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A obra do VLT começou a ser discutida na fase anterior à participação de Cuiabá na Copa do Mundo de 2014. Na época, o Estado decidiu abandonar o projeto do BRT, modal de transporte considerado mais viável pelos técnicos.
Autor: Rafael Costa com Diário de Cuiabá