Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Apenas 34 prefeitos conseguem se reeleger no estado de Mato Grosso




COMPARTILHE

Dos 141 prefeitos, que passam a comandar os executivos municipais a partir de 1º de janeiro, 107 são novatos ou estão retornando ao poder. O índice de renovação é de 75,8%. Outros 34 obtiveram o aval dos eleitores para continuar à frente das administrações.

O PSDB se tornou o partido com maior número de prefeituras em Mato Grosso, tendo saltado de 20 para 39 prefeitos, conseguindo ultrapassar o PSD, agora segundo colocado com 23 prefeitos. PSB e PMDB aparecem empatados na terceira colocação, com 15 gestores municipais cada. Com esse resultado, a sigla do governador Pedro Taques se consolida como maior força política no Estado.

Entre os principais polos, os tucanos elegeram dois prefeitos, um em Sorriso, onde Ari Lafin derrotou Dilceu Rossato (PSB), que tentava a reeleição. O outro foi Francis Maris, reeleito em Cáceres. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) ainda pode engordar esse número, caso seja eleito em Cuiabá, maior colégio eleitoral do Estado.

No total, o PSDB recebeu 352.818 votos, sendo o maior em número de eleitores. O segundo colocado em votação total foi o principal partido de oposição ao governo em Mato Grosso, o PMDB, que obteve 237.203 votos, 115.615 votos a menos. A consolidação da sigla como a maior força eleitoral no Estado fortalece os planos do partido em 2018.

Juntando o número de prefeitos da própria legenda e os prefeitos eleitos em coligação com o PSDB, o partido sai vitorioso em 69 cidades.

 


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<