Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Deputado defende o fim do horário de verão no estado de Mato Grosso




COMPARTILHE

No último dia 23 de setembro o Deputado Federal Victório Galli (PSC) encaminhou ofício ao governador Pedro Taques (PSDB) propondo que Mato Grosso não adote o horário de verão para o ano de 2016.

Em 2015, o parlamentar buscou informações sobre o tema e destacou a desnecessidade de adiantarmos os relógios em MT. No ano passado, Galli sugeriu ao Governador que realizasse uma consulta popular sobre o tema, já que envolve questões econômicas e de segurança pública.

Galli ressalta que em consulta popular realizada na Bahia, 80% dos baianos mostraram contrários a adesão ao horário de verão. E, em pesquisa realizada em Mato Grosso, no ano de 2015, foi apontada que a maioria dos mato-grossenses também são contrários ao horário de verão.

Por meio do ofício, o parlamentar mato-grossense lembrou que o consumo de Mato Grosso está abaixo da média nacional e, além disso, há preocupação com a segurança das pessoas que saem muito cedo para escola ou trabalho.

Victório reconhece que o País passa por uma crise no setor de energia elétrica, e que, tecnicamente, o horário de verão gera certa economia no consumo, entretanto, questiona se vale mesmo o sacrifício das pessoas essa mudança de hábitos.

Em Mato Grosso, no período do horário de verão em 2015, a economia foi na ordem de 4,64%, compreendendo o horário das 18h às 21h. A Energisa Mato Grosso apontou uma economia de 0,85% no consumo na edição 2015/2016.

O parlamentar cristão sugere, se o Governo compreender necessário, que seja realizada uma consulta popular pelas redes sociais e site do Governo, ou mesmo numa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral – TRE, com urnas eletrônicas nas sedes dos municípios.

“Estamos andando para trás, este método foi criado em 1931 e desde 1985 tem sido aplicado a determinados estados ano após ano. Precisamos incentivar o uso de energia solar, diminuir impostos sobre produtos como placas solares e lâmpadas LED, buscar meios modernos para diminuir o consumo de energia. Precisamos olhar para frente”, destacou o deputado.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias