Segunda-Feira, 20 de Janeiro de 2020

Super-Lua se aproxima da Terra e cobre o céu durante o feriado




COMPARTILHE

A lua sempre despertou curiosidade nas pessoas de todo o mundo, ela gera imaginação, conforto e desperta sentimentos. E para os admiradores desse corpo celeste, haverá um magnifico evento nessa próxima segunda-feira, 14. O satélite natural será responsável, mais uma vez, por um grande fenômeno conhecida como Super Lua.

A Super- Lua ou Perigeu Lunar nada mais é do que um evento, quando a lua fica muito próxima a terra. Isso acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o sue centro não coincidir com o centro da Terra.

Geralmente a Super-Lua pode acontecer de 3 a 4 vezes por ano. No Brasil o fenômeno já havia ocorrido no dia 16 de Outubro e também é previsto um novo fenômeno, em dezembro.

A lua vai estar à menor distância do planeta desde 1948, cerca de 355 mil quilômetros, tornando uma super-lua, como está sendo chamado por alguns especialistas.

“Eventos astronômicos sempre são muito impressionantes. Se você tiver um telescópio ou uma luneta poderá ter um vislumbre ainda maior,” disse Julian Zilio, cofundador do programa Infinite, projeto que oferece a sensação de estar no espaço num planetário móvel que é levado para as escolas de Mato Grosso.

Clima

Mas o espetáculo pode ser estragado apenas por um detalhe: as constantes chuvas que estão caindo não apenas em Cuiabá como em todo o país.

A maior empresa de meteorologia da América Latina, Climatempo, divulgou que o feriado prolongado de 15 de Novembro, promete muitas nuvens e chuvas fortes em muitas áreas do Brasil. Mas que em muitas regiões ainda será possível visualizar a lua sem qualquer problema com o tempo.

Julian Zilio também destacou que talvez possa ocorrer minis abalos-sísmicos em alguns pontos do planeta, por conta de um “Repuxo Gravitacional”  causado pela Super Lua. “De forma geral não há motivos pra se preocupar, os efeitos gravitacionais que uma super lua causam na terra são bem fracos”, disse.

Apesar desse evento magnifico, não ser uma coisa rara, ela não acontece de forma rotineira e ela pode reaparecer apenas em 2034, trazendo novamente a sensação de proximidade com a lua.

“Esse tipo de evento astronômico, sempre foram muito significativos para nossa cultura seja para saber as datas de plantar, colher e saber a direção das coisas. Com a Super Lua não é diferente alguns povos adoravam a lua, muitas lendas, mitos e contos foram criados a partir da curiosidade de quem observa o céu”, ressaltou Julian. 


Autor:Everson Teodoro com Gazeta Digital


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias

<