Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Indea confirma foco de raiva bovina em propriedade rural de Colíder




COMPARTILHE

Um foco de raiva bovina colocou vários produtores rurais em alerta em Colíder. De acordo com o chefe do Indea do município, Newton Castilho, o foco surgiu em uma propriedade próxima ao Trevo Ouro Verde, há poucas semanas.

Um animal morreu e outros dois foram sacrificados. A doença foi comprovada por exame laboratorial. O Indea tomou todas as providências, determinando a vacinação imediata do rebanho, das pessoas que moram na fazenda e até mesmo dos animais domésticos.

Após 21 dias, deve ser feita uma nova vacinação, como reforço. A vacinação também foi determinada para todas as propriedades em um raio de 12 km da área onde o foco foi detectado. De acordo com Castilho, a doença provavelmente foi transmitida por morcego hematófago.

“Fizemos todo o monitoramento. Outras propriedades também são orientadas a vacinar, mas a obrigatoriedade cai somente sobre as que ficam mais próximas, em raio de 12 km. Lembramos que a raiva é uma zoanose grave, sem tratamento, que pode ser transmitida a humanos, através do contato com animais infectados”, explicou ele, ao Nortão Online.

O perigo não ronda apenas os rebanhos. A raiva é uma zoonose, isto é, uma doença animal transmissível ao homem.

Nas regiões endêmicas, o controle da raiva é feito com a vacinação sistemática de 100% dos animais susceptíveis e o controle dos morcegos hematófagos. O controle dos morcegos hematófagos é realizado através da captura e utilização de uma pasta anticoagulante no dorso dos animais capturados, que são libertados e voltam à toca de origem. Quando os demais morcegos da colônia lambem o anticoagulante morrem de hemorragia generalizada.

Principal transmissora da doença, a espécie de morcegos Desmodus rotundus é facilmente encontrada em cavernas, ocos de árvores, minas e casas abandonadas. Alimenta-se basicamente do sangue de mamíferos, mas também ataca aves, como galinhas. Os animais vivem em bandos e podem formar colônias com até 300 indivíduos.

Após a transmissão, o vírus desloca-se para o sistema nervoso e o curso da doença leva em média 10 dias. O período de incubação da enfermidade varia de 3 a15 semanas. Nos bovinos a forma clínica mais comum é a raiva paralítica, entretanto, podem ocorrer casos de raiva furiosa.

O animal afetado apresenta uma hipersensibilidade a todos os fatores externos. Ocorre uma nítida mudança de hábito, os sintomas evoluem para perda da consciência, mugido rouco, aumento do volume e presença de espuma na saliva, midríase, fezes secas e escuras, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores, e evolução para a paralisia dos anteriores. A morte ocorre 4 a 8 dias após o início dos sintomas.

Dados alarmantes

Em Mato Grosso foram registrados no primeiro semestre deste ano 23 focos da doença. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) em parceria com o Instituto de Defesa agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) levanta com preocupação o debate sobre a doença e a importância da vacinação.

“É muito mais rentável que o produtor rural vacine seu gado e assim previna a doença. O objetivo é resguardar o produtor e sua produção”, disse o médico veterinário e analista de pecuária da Famato, Marcos de Carvalho.

Apesar de não ser uma vacina obrigatória como a da aftosa, é necessária para o rebanho. É de fundamental importância que o produtor rural faça a comunicação da vacinação e das ocorrências de animais com sinais de doença nervosa ao Indea-MT. Os animais vacinados pela primeira vez devem ser revacinados 30 dias após a primeira dose. Depois o rebanho deve ser vacinado anualmente.


Autor: Angela Fogaça com Agência Brasil


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias