Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Bezerra avalia que regras de regularização fundiária só saíram pela força do PMDB




COMPARTILHE

(BRASÍLIA) – O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) comentou a sanção presidencial à lei que impõe novas regras para regularização fundiária urbana e rural, hoje (11), em cerimônia no Palácio do Planalto. “O programa de reforma agrária vai andar muito agora, graças à iniciativa do presidente Michel Temer e do PMDB.”, afirmou Bezerra.

A Medida Provisória 759, transformada em lei, foi aprovada pelo Congresso Nacional em junho. Desde a publicação no "Diário Oficial da União", a MP está em vigor, mas precisava ser aprovada pelo Legislativo e sancionada pela Presidência da República.

Bezerra avalia que, se o PMDB não assume a Presidência da República, a regularização iria continuar travada, trancada. “A sanção dessa lei, via medida provisória, foi o destrancamento da reforma agrária em Mato Grosso e no Brasil.”, avaliou.

O deputado disse que o Programa de Regularização Fundiária do Governo Federal vai acelerar o processo. “Muitos obstáculos que impediam de titular as terras, inclusive o marco regulatório (que não tinha), e a proibição para titular algumas pessoas, essas proibições foram retiradas.”, observou Bezerra.

Com a sanção da lei nesta terça, o governo lançou o Programa Nacional de Regularização Fundiária. O Ministério das Cidades aponta que 50% dos domicílios urbanos têm algum tipo de irregularidade fundiária.

A estimativa do Ministério da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário é que será possível entregar aproximadamente 27 mil títulos rurais e urbanos nos estados de Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Tocantins e Amapá.

Mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a sanção da lei, conforme avalia o governo federal. Conforme o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a nova lei atende a uma "antiga e legítima" reivindicação de setores da sociedade e de parlamentares. "A partir de agora, teremos uma moderna legislação para a execução da política habitacional", avaliou Padilha.

 


Autor: AMZ Noticias com Arlindo Jr.


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias