A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso (Ager/MT) publicou, no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (26), o resultado do processo de licitação para concessão dos serviços do novo Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT).
A licitação foi julgada pelo critério do menor valor da tarifa do serviço público. Nove empresas e um consórcio entregaram propostas para participar da licitação.
Cada uma apresentou quatro envelopes, por mercado e por categoria - básica ou diferenciada -, contendo o credenciamento do representante da empresa; a comprovação da garantia do percentual correspondente a 0,2% do mercado; a proposta de preço; e a habilitação da empresa.
Veja a lista das empresas vencedoras:
Cuiabá
Primeiro lote: 1º - Consórcio Metropolitano de Transportes - Empresa Líder: União Transportes e Turismo Ltda.
Segundo lote: Sem classificados
Rondonópolis
Primeiro lote: Deserto
Segundo lote: 1º- Viação Novo Horizonte
Barra do Garças
Primeiro lote: Viação Xavante Ltda e Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda. - Viação Xavante Ltda.
São Félix do Araguaia
Primeiro lote: 1º- Jotamar Comércio de Peças e Transportes Rodoviários Ltda.
Segundo lote: 1º- Viação Xavante Ltda.
Cáceres
Primeiro lote: Deserto
Segundo lote: 1º - Barrattur Transportadora e Turismo Ltda.
Tangará da Serra
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda e Viação Xavante Ltda.
Alta Floresta
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda.
Segundo lote: Jundiá Transportadora Turística Ltda. e Viação Novo Horizonte
Sinop
Primeiro lote: 1º - Empresa de Ônibus Rosa Ltda. e 2º- Nordeste Transportes Ltda.
Segundo lote: 1º - Jundiá Transportadora Turística Ltda.
Desempate
No edital também foi determinada a realização de uma sessão pública, com convocação de todos os licitantes, para promover sorteio para classificação das propostas comerciais empatadas.
Os lotes desertos e os que restarem sem propostas classificadas, após a fase de habilitação das empresas, serão ofertados em um novo edital de licitação.
Proposta de melhoria
A Ager garantiu que, com o novo sistema, os usuários terão a garantia de mais qualidade, acessibilidade e uma redução de tarifa de até 20%.
Com o novo sistema, o Poder Público passa a ter controle efetivo do setor, com a adoção de bilhetagem eletrônica, monitoramento por GPS e mecanismos de avaliação periódica da qualidade do serviço prestado pelas empresas.
O prazo entre a assinatura do contrato e o início de operação do novo sistema será de seis meses, para que sejam feitos os ajustes e adequações às exigências do edital.
Autor: Midia News