Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2022

Em pleno carnaval, moradores reclamam da falta dágua em Pontal do Araguaia




COMPARTILHE

A distribuição de água no Pontal do Araguaia ainda não voltou completamente, desde o último sábado (10), quando os moradores começaram a reclamar nas redes sociais. O que era um problema característico do período de estiagem, agora ocorre em pleno fevereiro, mês chuvoso, com os rios com vazão máxima. A prefeitura afirma que houve uma sabotagem no sistema de captação de água.

Enquanto acontecia o carnaval no Pontal do Araguaia, no último fim de semana, os moradores estavam sem água. Eles usaram as redes sociais para denunciar o problema em todo o município. Muitos não têm caixa dágua e estão completamente sem abastecimento até hoje. Alguns reclamam que tiveram dificuldade em receber visitas durante o feriado prolongado devido ao problema.

Ellyn Santos usou sua conta no Facebook e disse que fará protesto na frente da casa do prefeito Gerson Rosa. “Quero ver você cumprindo o que prometeu na época das eleições, prefeito Gerson. Começa desenvolvendo o problema da falta dágua”, destacou. Hoje, a água veio com fluxo pequeno apenas em alguns pontos da cidade.

Em um grupo do aplicativo WhatsApp, o secretário de Comércio, Indústria Turismo do município, Emildo Ferreira Cardoso, afirmou que a distribuição está funcionado com a bomba reserva. Segundo ele, uma bomba maior já está sendo montada. O secretário ainda revelou que o dispositivo compatível com a demanda do município é cerca de R$ 70 mil. Destacou também que o que o sistema precisa é de uma nova estação de tratamento de água.

O coordenador de Comunicação, Ualison Magalhães Silva, disse em um grupo de mensagens, que o sistema de água do município foi sabotado. “Estamos sem água porque alguém sabotou o sistema de captação de água, que amanheceu adulterado, com peças no chão e algumas até mesmo queimadas. Isso tudo lá na captação, nas margens do rio”, escreveu.

Segundo o coordenador, o problema é fácil de resolver, mas a prefeitura não conseguiu comprar os materiais necessários, devido ao feriado prolongado. Ele também afirmou que espera que as autoridades descubram quem adulterou o sistema.

Sabotado ou não, é mais um problema no município que tem viralizado comentários nas redes sociais. Outras queixas comumente relatadas pelos internautas são a pavimentação gasta, com muitos buracos e a limpeza urbana.

De julho a setembro do ano passado, os pontalenses sofreram com a falta dágua, quando o sistema de captação não conseguia levar o abastecimento até as residências do município. Na época, a prefeitura alegava que a estiagem sobrecarregava o sistema e a estação de tratamento de água (Eta) do município não estava suportando a demanda. Até agora a Eta não recebeu nova estrutura e continua trabalhando para uma população maior para a qual ela foi projetada. Os moradores temem a baixa do nível rio, com o fim das chuvas, e a reincidência dos problemas com a água.


Autor: AMZ Noticias com Semana7


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias