Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mulheres são homenageadas na Assembleia Legislativa e recebem moções de aplauso




COMPARTILHE

Cerca de 250 mulheres foram homenageadas com Moções de Aplauso na noite desta quinta-feira (8). O evento, requerido pelo deputado estadual Valdir barranco (PT), lotou o plenário das deliberações Renê Barbour, na Assembleia Legislativa, e teve como lema: lugar de mulher é onde ela quiser.

“Infelizmente, ainda vivemos um separatismo enorme. Salários desiguais, direitos desrespeitados, agressões verbais, físicas e sociais; baixa representatividade política e subjugamento. Enfim, ainda há muito a se avançar quando o assunto é reconhecimento e garantias dos direitos da mulher. Nosso objetivo foi reconhecer o valor de cada uma e dizer que todas as mulheres merecem e precisam ser respeitadas em suas opções, sejam quais forem. Lugar de mulher é onde ela quiser”, explicou o deputado.

A professora da Unemat, Eliana Ignotti, lembrou que “mulher precisa ter voz!” e rechaçou as desigualdades sociais: “toda mulher tem o direito a dizer não!”

“Temos o direito a dizer não! Não somos obrigadas a fazer sexo contra vontade, usar as roupas que a sociedade acha mais adequada, falar ou nos portar como ditam as regras sociais. Temos o direito de fazer nossas próprias escolhas, de ganhar salários iguais aos pagos aos homens que exerçam as mesmas funções. Temos o direito de dizer não e de ser respeitadas por nossas opções.”

A delegada adjunta da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), Ana Cristina Feldner, falou sobre a violência contra a mulher e chamou a atenção para a importância da denúncia. Dados da DHPP mostram que Mato Grosso é o estado com a maior taxa de feminicídio do país: 4,6 casos a cada 100 mil mulheres. Só este ano, seis mulheres foram assassinadas em Cuiabá e Várzea Grande. Todos os casos elucidados pela PJC.

“Não podemos nos calar e aceitar que os homens continuem subjugando as mulheres e usando da força para conseguir vantagens, sexuais ou não. Temos que denunciar todo e qualquer tipo de agressão. Não somos obrigadas a fazer o que não queremos. Exigimos respeito.”


Autor: AMZ Noticias com Robson Fraga


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias