Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

Exportações de Soja de Mato Grosso em 2018 já superam o volume total de 2017




COMPARTILHE

Mato Grosso já superou o volume de soja em grão exportado durante os 12 meses de 2017 até agosto desse ano. Em oito meses foram movimentadas 18,13 milhões de toneladas. Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume atual não apenas supera o realizado no ano passado como é 7,29% maior.

“Este volume ainda tende a ser ampliado nesta temporada, uma vez que, até o fim de agosto, cerca de 93,5% da oleaginosa havia sido negociada, e parte deste volume restante deve ter o exterior como destino”, explicam os analistas no Boletim da Soja, divulgado ontem.

Mato Grosso enviou ao exterior no mês de agosto 1,2 milhão de toneladas, uma redução de 57,6% quando comparada com o mês anterior. “Cabe salientar que essa retração é normal para o período, visto que grande parte da soja já foi exportada e é o início da janela de exportação de milho”, completam.

Das mais 18,13 milhões de toneladas, 11,29 milhões foram destinadas à China, maior consumidor e parceiro comercial de Mato Grosso. A Espanha foi a segunda maior compradora, somando de janeiro a agosto pouco mais 1,20 milhão de toneladas.

As exportações foram favorecidas pela disparada do dólar, pelo aumento dos prêmios nos portos, como também pelo volume produzido que foi recorde nesse ciclo. Mato Grosso confirmou em 2018 sua melhor safra ao contabilizar 32,52 milhões de toneladas, ultrapassando o recorde anterior de 31,27 milhões de toneladas. A soja mato-grossense finalizou a última semana com valorização de 1,59% e preço médio de R$ 74,17/sc, em especial devido à alta do prêmio.

ESMAGAMENTO – A ainda conforme o Imea, com o retorno de algumas fábricas ao processamento, após as paralisações pontuais para manutenção no mês anterior, o total beneficiado foi de 840,59 mil toneladas, aumento de 15,25% e 0,67%, quando comparado com agosto/17 e julho/18, respectivamente. “Com este resultado, de janeiro a agosto foram processados 6,71 milhões de toneladas de soja, o maior volume já observado no período”, apontam os analistas do Órgão.

Entretanto, mesmo com a grande quantidade esmagada em agosto, a margem bruta de esmagamento foi de R$ 223,86/t, que vem reduzindo nos últimos meses, devido à valorização do grão no Estado. Desta maneira, conforme a última divulgação de oferta e demanda de Mato Grosso pelo Imea, que é de 9,29 milhões de toneladas, para alcançar a projeção, deve se esmagar o total de 2,58 milhões de toneladas até o fim do ano. 

 


Autor:AMZ Noticias com Diário de Cuiabá


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<