Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Nova diretoria do Sescon de MT toma posse com a presença de varias autoridades nacionais




COMPARTILHE

A diretoria eleita (gestão 2012/2015) do Sescon/MT tomou posse oficialmente às 21h00 nesta quinta-feira (29), com uma solenidade no Teatro Lobo Guará, no Sesc Pantanal, em Poconé-MT
A diretoria eleita (gestão 2012/2015) do Sescon/MT (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso) tomou posse oficialmente nesta quinta-feira (29), com uma solenidade no Teatro Lobo Guará, no Sesc Pantanal, em Pononé-MT. Na oportunidade houve a sessão solene de abertura do II Encontro Mato-grossense das Empresas de Serviços.
A oportunidade marcou uma homenagem ao ex-presidente Adão Alonço dos Reis, referenciado pela sua atuação e início da interiorização. A atual diretoria compõe a 8ª gestão do Sescon/MT, e será presidida pelo contador Anderson Sampaio de Oliveira. O mandato, com duração de 3 anos, marca um novo período na vida da entidade, que buscará efetivar a interiorização nas cidades polo e na relação com os profissionais e trabalhadores do setor contábil e econômico de Mato Grosso.
Além de Anderson, compõe a diretoria, vice-presidente Ironei Márcio Santana; diretora administrativa Solange Aparecida Arruda; diretor financeiro José Brites Carvalho; suplente administrativo Maycon Rigato do Nascimento; suplente financeiro Antônio Timóteo da Silva Neto; diretor institucional Jorge Assef Filho; diretor de assuntos Legislativo e do Trabalho Luiz Gonzaga Warmling; diretor de Tecnologia e Informação Volmar José Scalco; diretora de eventos Milva Alessandra Cavalheiro da Silva; os conselheiros fiscais Carlos Roberto Carvalho de Almeida, Luiz Taques de Andrade, Tadafumi Takakura; e os suplentes que compõem o conselho fiscal Moacyr Rosa Coelho, Valmir Pedro Scalco, Carlos Alberto do Prado.
Participaram da solenidade o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, a vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Silvia Mara Leite Cavalcante; presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ivan Echeverria; vice-presidente da Fenacon para região Centro-Oeste, Antonino Ferreira Neves; presidente do Sincon/MT, Evandro Benedito Santos; diretor vice-presidente da Prosoft, Iron Guarrido.
Além dos presidentes das regionais do Sescon dos estados - Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Brasília, Goiás e da cidade de Campinas, respectivamente: Jaime Gründler Sobrinho, Francisco Pereira Gonçalves, Jacinto Soella, Francisco Claudio Junior, Hernande Rodrigues Paula e José Homero Adabo.
Convite para CONESCAP em Gramado motiva participantes
O presidente do Sescon/RS, Jaime Gründler Sobrinho, aproveitou a ocasião de posse e abertura do Encontro para convidar o público para participar da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap) que acontecerá em Gramado - RS em agosto de 2013. Realizado a cada dois anos, o evento é um importante momento de confraternização e integração nacional das empresas do setor de Serviços. Foram apresentados vídeos enfocando a importância da participação dos empresários do setor, além de outro institucional mostrando a belíssima estrutura da cidade.
Presidente do Sescon/MT buscará parcerias em prol da reforma tributária
O presidente do Sescon/MT (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso), Anderson Sampaio de Oliveira, disse que irá trabalhar em parcerias com demais classes sindicais no intuito de reduzir a carga tributária, a exemplo de pleitos do contribuinte e dos escritórios contábeis. Ele enfatizou ainda a necessidade de se buscar garantias aos direitos dos contabilistas para que sejam respeitados perante a sociedade.
O contador ressaltou a redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para o incremento das atividades econômicas. Ele classificou o papel imprescindível da Fenacon na discussão. “Outro grande problema são as multas cobradas pelas instituições, que, em sua maioria são extravagantes”, disse o presidente do Sescon/MT.
O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobom, ressaltou a necessidade da reforma tributária, que, na sua concepção, não é apenas reduzir os impostos, mas que haja também nesse processo a desburocratização que existe em nosso país. Segundo ele, é preciso coragem do governo e acima de tudo uma reivindicação de toda sociedade.
Contadores abordam Lei do “Dedo Duro” durante Encontro
O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobom, disse que é de responsabilidade das entidades contábeis cobrarem medidas de aplicação da Lei Federal. Segundo ele, a medida fará com que a aplicabilidade da lei irá resultar na transparência nas contas públicas e, assim , evitar qualquer tipo de crime.
Os profissionais da contabilidade discutiram durante abertura do II Encontro Mato-grossense das Empresas de Serviços a recém criada Lei 12.683/12, que trata do crime conhecido como lavagem de dinheiro. O tema ganhou uma amplitude em relação a conduta ética da profissão do contador nesse processo.
De acordo com a vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Silvia Mara Leite Cavalcante, é preciso diminuir a corrupção no país. “Temos que ser colaboradores para minimizar o mau uso do dinheiro público. Nós enquanto contadores temos que ser responsáveis por isso”, questionou.
Já o presidente do Sescon/MT, Anderson Sampaio de Oliveira, disse que é de suma importância o papel de entidades como a Fenacon junto ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) na fiscalização e aplicação da legislação. Com a referida lei qualquer infração penal (aqui incluídas as contravenções penais) pode servir de pressuposto à lavagem de dinheiro.
A Lei nº 12.683/12 altera a Lei nº 9.613/98, que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, tornando a lei mais rigorosa. A legislação permite o enquadramento em qualquer recurso com origem oculta ou ilícita, e permite punições mais severas. A lei é oriunda do substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 209/2003, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
Presidente do Sescon/MT prega fortalecimento da classe contábil
Em solenidade de posse para o triênio 2012/2015, o presidente do Sescon/MT, Anderson Sampaio de Oliveira, garantiu que irá trabalhar a favor do fortalecimento da área contábil de Mato Grosso. “Unidos somos muitos mais e teremos mais poderes perante a sociedade civil organizada”, disse o contador.
Para isso, o presidente do Sescon/MT assegurou que contará com apoio de entidades parceiras como o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) entre outras.
Como meta de seu mandato, o contador ressaltou da importância da presença do sindicato nas principais cidades polo do estado. Ele disse que pretende instalar três novas unidades ao longo da sua gestão, citando Primavera do Leste, Tangará da Serra e Alta Floresta. “O nosso compromisso é aprimorar, modernizar e ser visionário com as adversidades que acontecem em nosso país”, afirmou durante sua posse na noite de quinta-feira (29).
Normas internacionais na contabilidade são tema de debate em Encontro
O contador e conselheiro do CRC/SP, Adriano Gilioli, enfatizou durante a palestra "O Brasil frente às Normas Internacionais de Contabilidade" no II Encontro Matogrossense das Empresas e Serviços a questão das Normas Internacionais de Contabilidade, que são o padrão de contabilidade oficial do Brasil. Ele ressaltou a exigência do mercado e a utilização desses balanços para fins tributários no futuro. Segundo ele, os empresários do ramo precisam se adaptar com esse panorama rumo à internacionalização da atividade.
Para isso, o contador alertou para a atualização do conhecimento profissional, aproximação com entidades de classes, no sentido de manter aquecido o conhecimento. “O Brasil já entrou no processo de convergência e só está atualizando as normas internacionais para atingir os objetivos. A profissão passou a ser de cunho internacional”, contextualizou.
Para Adriano Gilioli quem se adapta às novas normas pode se beneficiar com relatórios mais apurados sobre a real situação da empresa e fornecer informações mais consistentes para investidores e bancos. Ele comentou que a baixa adesão se deve em parte à cultura do empresário brasileiro, que ainda tende a ver a contabilidade como algo que é feito apenas para pagamento de impostos.
Economia Lucrativa - O contador aproveitou o momento para explanar sobre a economia criativa resultante das oportunidades trazidas pela Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o evento vai proporcionar uma série de investimentos socioeconômicos em todas as cidades sedes. No caso das empresas, os produtos e serviços se assemelham cada vez mais, somente sobreviverão aquelas que forem respeitadas e desejadas pelas comunidades e consumidores. Daí a crescente importância estratégica da Responsabilidade Social Empresarial (RES).
SPED Social vai dar transparência fiscal e agrada geração Y, diz vice-presidente da Fenacon
“O SPED vai promover o fluxo da informação e, com isso, resolver a má comunicação com os órgãos públicos. O programa vai sanar a escrituração fiscal das obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas”, explanou o vice-presidente da Fenacon da região Centro-Oeste, Antonino Ferreira Neves. Ele participa do ciclo de palestras promovido pelo Sescon/MT durante o II Encontro Mato-grossense das Empresas de Serviços, que acontece no Sesc Pantanal, em Poconé/MT.
"Além da padronização da geração das informações, vai oferecer a transparência fiscal. É também uma forma em que nós enquanto sociedade civil não tínhamos acesso às informações compartilhada. O SPED requer muita inovação e atenção, pois será tempestivamente, de início não haverá mudanças sistemáticas na folha de pagamento”, destacou o contador.
As informações que farão parte da EFD-Social são: eventos trabalhistas, folha de pagamento, ações judiciais, retenções das contribuições previdenciárias, contribuições previdenciárias. Além disso, vai mostrar todo o histórico laboral do trabalhador.
“A faixa etária acima de 50 anos não está deslumbrada com a ferramenta, existe certa resistência. Ao contrário deles, essa nova geração Y está ‘antenada’ com todo o projeto”, exemplificou, dizendo que no seu escritório todos os funcionários já estão familiarizados com o programa de dados.
O vice-presidente da Fenacon para região Centro-Oeste ressaltou que a ferramenta vai proporcionar a construção coletiva com todos os agentes sociais entre eles o fisco, empresários, contadores, juristas, órgãos reguladores, Judiciário.
O projeto é um programa de governo, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e está em fase de especificação e estará disponível no mês de junho de 2013. Qualquer tipo de atividade econômica fará o controle de seus dados contábeis através do SPED Social.
Palestrante ressalta formação de líderes nos escritórios contábeis
O vice-presidente financeiro do Sescon Campinas/SP, José Homero Adabo, destacou o desafio das Empresas Contábeis durante o II Encontro Mato-grossense das Empresas de Serviços, advertindo para as novas habilidades profissionais impostas pelo mercado advindas pelo desenvolvimento tecnológico.
A sucessão e a formação de lideranças foram debatidas na vida organizacional. “Temos que nos preparar para a continuidade da gestão e ter foco de mercado, com capacidade de exercer a atividade nos mais diversos segmentos econômicos" - pontou o contar que tem mais de 30 anos de atuação.
Na oportunidade Adabo destacou a tendência na área de “Lucro Real”, que tem forte potencial lucrativo de mercado. “É preciso ter foco na área assim como nas demais profissões”, afirmou.
Ele defendeu ainda mais agilidade no processo de comunicação com os clientes principalmente em áreas dinâmicas como prestadoras de serviços e construção civil. “O setor precisa de pessoas pró-ativas que saibam usar suas habilidades e competências com as demandas do mercado”, disse.
Outro tipo de competência profissional é o que ele chama de ‘genéricas’ é conhecimento abrangente dos diversos segmentos da economia, dos movimentos políticos. Segundo o contador, é preciso saber lidar com os riscos operacionais de seu mercado atuação.
O contador paulista enfatizou a importância de manter um relacionamento mais estreito com o cliente do escritório contábil. "Mandar documentos para o cliente, responder as dúvidas preferencialmente por escrito, estabelecer uma competência organizacional acompanhando os serviços do funcionário são pontos fundamentais para o empresário contábil" frisou Adabe que lembrou do fato de muitos escritórios contábeis estarem buscando certificações (como Certificação Digital 9001) em benefício do seu próprio negócio o que representa a resposta imediata naquilo que o cliente deseja: eficiência, qualidade e segurança " concluiu.
Consultora do Sebrae-MT diz empresário não acordou para o evento Copa do Mundo
A consultora do Sebrae/MT, Marta Regina Torezam, afirmou que as empresas prestadoras de serviços precisam melhorar seu poder de competitividade. “Um país competitivo é aquele com negócios também competitivos”, disse durante o ciclo de palestra do II Encontro Mato-grossense das Empresas de Serviços, promovido pelo Sescon-MT com o apoio da Fenacon.
Marta falou de 515 novas oportunidades resultantes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ela comparou o caso da África do Sul no qual a grande dificuldade daquele país foi com carregadores de mala nos hotéis.
“O empresário ainda não acordou para esse grande evento. É preciso aproveitar melhor as oportunidades, aumentando o nosso volume de negócios. A empresa brasileira não pode depender dos governos; É preciso criar ações de capacitações dentro das empresas”, afirmou a consultora do Sebrae-MT.
Nessa onda de competitividade, a palestrante ressaltou a importância dos empresários em submeterem a processos avaliadores como é o caso das certificações. Ela exemplificou com o ramo alimentício em que os riscos e exigências internacionais garantem uma alimentação segura e sem riscos ao consumidor.


Autor: Assessoria/Sescon


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias