Jornal da Notícia
  Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Márcio Miranda do DEM e Helder Barbalho do MDB vão disputar o 2� turno no Pará




COMPARTILHE

O candidato do DEM, Márcio Miranda e o candidato do MDB, Helder Barbalho, vão disputar o cargo ao governo do Pará no segundo turno das eleições. O resultado só foi confirmado com 97% das urnas apuradas, por volta das 21h15 deste domingo (7). Paulo Rocha (PT) vem em seguida, com 17,05%.

Com 100% das urnas apuradas, Helder obteve 1.825.708 votos, que representaram 47,69% dos válidos. Márcio Miranda obteve 1.156.680, ou 30,21% do total. Veja o resultado da apuração em todo o estado; por cidade; e por zona eleitoral.

Após o resultado, Helder percorreu ruas da região metropolitana de Belém e declarou que a campanha do segundo turno já começou. "Sempre em campanha para convencer aqueles que estão indecisos e aqueles que disseram não para o abandono e para esse governo, que possam estar juntos com a gente para que juntos possamos fazer a mudança no Pará", disse.

Em entrevista coletiva, Márcio Miranda, disse que após o primeiro turno é um candidato mais conhecido pela população do Pará. "Eu tinha um problema de conhecimento. Eu era pouco conhecido pela população. Nós tinhamos uma batalha, que era ficar conhecido e conquistar o voto. Nós tinhamos uma meta, que era chegar no segundo turno. Cumprimos isso então tenho que comemorar", declara.

Perfis -  Helder Barbalho nasceu em Belém, Pará, no dia 18 de maio de 1979. Formou-se em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Helder estreou na política como vereador de Ananindeua, região metropolitana de Belém, em 2000. Dois anos depois, em 2002, elegeu-se deputado estadual. Nas eleições de 2004, foi eleito prefeito de Ananindeua. Em 2008, foi reeleito com 50% dos votos. Em 2014, candidatou-se ao cargo de governador do Pará, mas foi derrotado por Simão Jatene, do PSD.

Em dezembro de 2014, durante o segundo mandato da então presidente Dilma Rousseff, Helder foi ministro da Pesca e Agricultura, quando a pasta foi extinta após a reforma ministerial, ele assumiu como ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos. Helder pediu demissão da secretaria em 20 de abril de 2016. Em seguida, foi nomeado ministro da Integração Nacional pelo presidente Michel Temer.

Márcio Miranda nasceu na cidade mineira de Pavão, em 19 de agosto de 1957, mas veio para o Pará ainda menino, acompanhando os pais, pequenos produtores rurais. É médico graduado, desde 1982, pela Universidade Federal do Pará, e capitão reformado da Polícia Militar do Estado do Pará. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002.

Em 2006, foi novamente eleito, e reeleito pela terceira vez em 2010. Em 2011 ocupou a função de Líder do Governo Jatene no Poder Legislativo Estadual. Em 2013 foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Em 2014, foi eleito para seu quarto mandato. Em 2015, foi reeleito presidente da Alepa e, em 2017, foi novamente eleito para presidir a Assembleia Legislativa, ocupando o cargo pela terceira vez consecutiva.

Propostas de Helder Barbalho – O candidato propõe reforçar e reestruturar a Cosanpa para ampliar a cobertura de saneamento básico e abastecimento de água. Helder também destaca em seu plano de governo investimentos em saúde do Estado e a reavaliação dos gastos atuais com as administrações de hospitais regionais.

Propostas de Márcio Miranda – Entre as propostas apresentadas pelo candidato, estão as reduções e isenções de impostos para estimular a economia e criar condições favoráveis aos negócios. Miranda também prometeu pagar o piso salarial aos professores do estado. O candidato propõe ainda ampliar o contingente de agentes de segurança, abrindo concurso públicos para o setor.

O resultado da eleição para governador do Pará apresentou os seguintes dados Helder Barbalho (MDB): 47,69%, Márcio Miranda (DEM): 30,21%, Paulo Rocha (PT): 17,05%, Fernando Carneiro (PSOL): 4,46%, Cleber Rabelo (PSTU): 0,59%, Brancos/nulos: 13% e Abstenções: 19,95%.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias