Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020

Em audiência com ministra da Cultura, senador Pedro Taques busca recursos para bibliotecas




COMPARTILHE

Inserir Mato Grosso no programa federal "Mais Cultura de Apoio às Bibliotecas Públicas”. Esse foi o tema da audiência do senador Pedro Taques (PDT-MT) com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta quinta-feira (13.12). O parlamentar quer levar ao Estado o investimento que pode chegar a R$ 30 milhões e deverá ser aplicado na compra de acervos, equipamentos, mobiliário, bem como em atividades de capacitação dos funcionários.

"Mato Grosso é um grande produtor, tem muita soja, muito gado, mas pouco livro. Me preocupo com o crescimento econômico do nosso Estado, no entanto, precisamos fomentar e valorizar os hábitos de leitura para formar cidadãos”, afirmou Pedro Taques.

Durante o encontro, o senador citou a mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro que aponta que, embora os indicadores de leitura tenham crescido bastante na última década, os brasileiros ainda leem pouco. Enquanto 88 milhões se declararam leitores, mais de 100 milhões apontaram diversas razões para não ler livros, entre as quais a falta de motivação.

O programa do qual Pedro Taques busca recursos para Mato Grosso contempla bibliotecas em bairros periféricos e distritos rurais, além de projetos de adequação para atendimento a pessoas com deficiência.

A ministra da Cultura informou que um novo edital para seleção dos projetos será aberto no início de 2013. Ainda neste ano, o senador Pedro Taques encaminhará ofício aos prefeitos de Mato Grosso informando sobre os procedimentos a serem adotados para a concorrência pública. O parlamentar colocará sua assessoria técnica à disposição para auxiliar os prefeitos na elaboração dos projetos.As cidades poderão se inscrever nas categorias: Apoio a bibliotecas públicas municipais, implantação de bibliotecas de bairro, distritais ou rurais, e apoio à bibliotecas acessíveis.


Autor: Ana Rosa Fagundes


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias