O Instituto Nacional de Meteorologia INMET, prevê ocorrências de chuvas fortes, trovoadas e ventania durante os próximos dois meses na Capital, similares ao que foi registrado na cidade na noite de quarta-feira (19).
Segundo os meteorologistas, essas ocorrências são comuns no verão e a previsão é de que, até domingo (23), fortes pancadas de chuva caiam em Cuiabá.
O temporal teve início por volta das 23h e causou danos graves a estabelecimentos comerciais. Muros e outdoors foram derrubados com a força do vento, mas não houve registro de feridos na cidade.
Ao MidiaNews, o major Martins, do Corpo de Bombeiros, informou que 27 árvores caíram em Cuiabá e Várzea Grande, bloqueando ruas e avenidas. Algumas delas chegaram a ter as raízes arrancadas.
O major afirmou, porém, que não foram registrados destelhamentos ou ocorrências mais graves.
“Desde a madrugada de hoje, equipes do Corpo de Bombeiros, Horto Florestal e da Rede Cemat estão trabalhando em conjunto para realizar o corte das árvores que caíram. Essa tarefa não deverá ser concluída hoje. Vamos continuar retirando as árvores amanhã”, afirmou.
Falta de energia
A chuva resultou, ainda, em queda de energia que atingiu 10% das 300 mil unidades consumidoras existentes na Capital e em Várzea Grande. As interrupções no fornecimento de energia começaram por volta das 23h30.
Até o início da tarde desta quinta-feira (20), equipes técnicas da Rede Cemat ainda trabalhavam para restabelecer o fornecimento em todas as unidades.
Segundo nota enviada pela assessoria da concessionária de energia elétrica do Estado, a maior parte das interrupções foi provocada por quedas de árvores, galhos e placas, que causaram o rompimento de cabos. Além disso, a Cemat registrou a queda de oito postes de energia.
Autor: Midia News