Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Operação de Carnaval mostra redução de 30% nos índices de criminalidade do Pará




COMPARTILHE

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, na ultima sexta (8), um balanço das ocorrências registradas durante o carnaval 2019. Os números apontaram uma redução nos índices de criminalidade em torno de 30% em relação ao período festivo de 2018.

O saldo positivo é um reflexo da Operação Carnaval Seguro, uma força tarefa das instituições que compõe o sistema de segurança pública, que contou com um aparato de 1.500 agentes espalhados pelo Estado no intuito de proporcionar aos foliões e turistas uma diversão segura.

Entre os principais índices apontados podem ser destacados os homicídios, que tiveram uma redução de 26% dos casos, com 73 em 2018 e 54 neste ano; o crime de latrocínio, que teve 90% de queda, tendo 10 casos em 2018 e apenas um em 2019; nos roubos, com diminuição de 59% dos casos, 1.815 ocorrências registradas ano passado e 742 no último carnaval; e o crime de estupro, em que detectada a redução em 17%, com 32 casos contra 49 no ano anterior.

O secretário da Segup, Ualame Machado, enfatizou o sucesso da operação, que esteve em 50 localidades do estado entre os dias 01 e 06 de março, e disse que lamenta que ainda hajam mortes ou registros de outros crimes, porém, a redução nas estatísticas demonstram que a gestão está no caminho certo. “Podemos notar que não houve nenhuma morte neste período com relação direta ao carnaval, que mostra que o planejamento foi feito de forma correta, e que as instituições que compõe o sistema de segurança participaram e se empenharam em fiscalizar e operar em todo o Pará. A população certamente percebeu essa diferença”, afirmou. 

Os órgãos responsáveis pelas ações no período de carnaval destacaram o esforço dos agentes e o planejamento feito para que o resultado fosse o esperado. O coronel Dilson Júnior, comandante da Polícia Militar, avaliou positivamente o resultado da operação, principalmente no que diz respeito ao trabalho nas estradas.

“Não houve nenhuma ocorrência de assalto nas BRs e PAs no estado, tanto na ida quanto na volta do feriado. O único número que teve um aumento em relação ao último carnaval foi referente às apreensões por tráfico de drogas, que podem ser analisadas de forma positiva, devido ao aumento do nosso contingente, que pôde mapear e identificar mais situações”, destacou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará também teve um papel fundamental no trabalho do período carnavalesco, com mais de 570 agentes atuando em três frentes na operação: na proteção às estradas, aos balneários e praias, e no corredor da folia. “Destaque para os oito salvamentos em praias e balneários, evitando óbitos, e diminuição em 50% no número de crianças perdidas, muito em função das orientações e advertências realizadas pelos agentes. Em conjunto com os órgãos de segurança, avaliamos também positivamente os resultados”, explicou o coronel Reginaldo Pinheiro.

Diminuição da violência – Os dados que apontam a redução da criminalidade no período do carnaval em 2019 não representam números isolados. No período de 1º de janeiro até 6 de março, houve uma redução significativa de homicídios, latrocínios e roubos em todo o estado. No ano anterior, foram registrados 730 homicídios, 38 latrocínios e 22.128 roubos. Em 2019, os números foram reduzidos para, 529, 29 e 15.003, respectivamente, o que comprova a ação incessante do Governo no combate à violência pública.

Segundo os números -  Foram realizadas a abordagens de 11.205 Pessoas, 2.640 Carros: 3.331 Motos: 1.032 Veículos de Outros Tipos, 208 Ônibus, a ação também teve varias Prisões Efetuadas, sendo que 303  Adultos presos: 29 Foragidos recapturados: 34 Cumprimento de mandados de prisão: 76 Apreensão de menor de idade, o Corpo de Bombeiros Militar também realizou varias ações sendo 15 Resgates: 8 Busca/Salvamento:  23  Vistorias: 01 Combate a incêndio:

Também foram realizadas Apreensões e fiscalizações sendo 36 de Arma de fogo: 143 de Munição: 52 de Arma branca: 21 de Simulacro:  2.171 gramas de Entorpecentes: 42 Veículos recuperados: 465 Bares fiscalizados: 48 Estabelecimentos fechados: 71 Carros apreendidos: 115 Motos apreendida e 22 Outros tipos de veículos apreendidos:


Autor:AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<