Sábado, 17 de Agosto de 2019

Secretaria de Saúde de Porto Alegre do Norte implanta sapataria para pacientes com hanseníase




COMPARTILHE

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre do Norte implantou o serviço de sapataria, anexo ao centro de reabilitação do município, para atender os pacientes com hanseníase que estão em tratamento na Rede Básica de Saúde.

O novo serviço conta com a parceria da ONG internacional Kobras, sediada em Rondonópolis e representada por Manfred Goobel, que doou os materiais. A Secretaria Municipal de Saúde também cedeu o espaço para abrigar a sapataria e custeou a capacitação de cinco servidores que trabalharão na oficina ortopédica.

De acordo com o coordenador das Ações de Hanseníase e Tuberculose da Região Araguaia Xingu, Gonçalo Gomes Souza, é comum que os pacientes em tratamento apresentem um quadro de saúde com alterações na sensibilidade dos pés e úlceras plantares, inclusive pés diabéticos. “Por atacar os nervos periféricos, a hanseníase é um doença que traz sérios problemas de saúde e pode ocasionar inúmeras deformidades em seus pacientes”, esclareceu o coordenador. 

O atendimento aos municípios ocorrerá por agendamento prévio, podendo atender até três pacientes por dia. Com o serviço de sapataria, os pacientes passam a receber palmilhas com adaptação para os calçados, que auxiliam na recuperação e reabilitação do tratamento.


Autor:AMZ Noticias com Rose Velasco


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<