Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019

Segundo à Secretaria de Estado de Trabalho (Setas-MT) MT criou 400 mil empregos em 2012




COMPARTILHE

O emprego no Brasil representa o sustento de mais de 76% das famílias país. O dado é da Organização Internacional do Trabalho e atesta a importância de políticas públicas que fomentam a criação e o fortalecimento dos postos de trabalho. Neste cenário, o Sine Estadual se desponta como importante órgão de Governo, o qual foi responsável pela oferta de mais de 417 mil vagas de emprego em 2012.

O órgão é vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho (Setas-MT) e teve mais de 900 mil trabalhadores inscritos na instituição somente no ano passado. Outro serviço bastante procurado no local foi a solicitação do Seguro-Desemprego, que alcançou a marca de 580 mil atendimentos nos últimos doze meses.

Em 2012, o Sine-Estadual assumiu também o papel de demandante dos cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Seguro-Desemprego. A procura pelos cursos foi tão intensa que Mato Grosso registrou mais de sete mil matriculados no programa. O Estado foi considerado pelo Ministério do Trabalho e Emprego como um dos mais atuantes do projeto em todo país.

No ano passado, o Sine-MT instituiu o Dia ‘D’, um evento voltado para a inclusão social das pessoas com deficiência. A ideia é propiciar novas oportunidades ao segmento e ampliar assim a entrada e a permanência no mercado de trabalho dos deficientes.

O Sine-MT atua ainda de forma estratégica no Plano Mato Grosso Sem Miséria, pois o acesso à inclusão produtiva é de suma importância para elevação de renda das famílias que vivem na linha de extrema pobreza. O órgão auxilia assim tanto no encaminhamento ao mercado de trabalho, como também possibilita a obtenção da carteira de trabalho, documento fundamental para assegurar direitos trabalhistas ao trabalhador.

Cabe destacar também a participação do Sine no Projeto Construção Legal, ação encabeçada pelo Sindicato da Empresas da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Governo do Estado e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) com intuito de valorizar o trabalhador da construção civil.

A secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, ressalta a atuação do Sine perante à população do Estado. “O trabalhador é peça chave para economia do Estado e por isso o Governo do Estado não tem medido esforços na melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou a secretária.


Autor:FABYOLA COUTINHO


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<