Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019

Cidades do Vale do Araguaia não aproveitam nem 10% do potencial turístico local




COMPARTILHE

A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local.  O setor representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos.

Formado por 33 municípios, o Vale do Araguaia, na região Leste de Mato Grosso, não aproveita seu potencial turístico, alem disso faltam políticas para ações que venham potencializar as discussões sobre o turismo é necessária a parceria dos setores público e privado segundo estudos somente assim é possivel discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor de uma determinada região

Segundo o deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB), único representante político eleito e morador da região, menos de 10% é aproveitado e, ainda assim, não existe um padrão de atendimento, o que demonstra a necessidade de investimentos. Para conseguir recursos da União, a ideia é que os municípios consigam aderir ao Mapa do Turismo, do governo Federal. 

Com a implantação do Turismo nas localidades, é possível se desenvolver ainda que basicamente equipamentos de apoio e infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes.

Para isso ocorrer são necessarias melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros dos quais os turistas buscam e necessitam destes, gerando benefícios na qualidade de vida para a própria população local. Esta atividade também auxilia na valorização dos atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais.

De acordo com os dados do Ministério do Turismo do Brasil, referentes ao ano de 2017, foram 6,6 milhões de turistas do mundo que entraram no país, gerando uma receita cambial de 6 bilhões de dólares americanos, segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Ao todo, foram mais de dez milhões de desembarques internacionais feitos nos aeroportos brasileiros em 2017. O Turismo injetou US$ 163 bilhões no Brasil em 2017.

O deputado Dr. Eugenio Paiva, que atua na região há mais de 25 anos, conhece parte desse potencial e afirma que quer fazer a ponte para que a região possa se desenvolver e gerar renda através do turismo. “Temos o rio Araguaia para a prática esportiva, Barra do Garças tem águas termais, Nova Xavantina tem a Serra do Roncador. O turismo é a indústria que mais emprega no mundo todo e nós temos um forte apelo turístico”.

Para poder participar do Mapa do Turismo, que além de receber recursos federais, ainda aumenta a visibilidade do município, é preciso ter previsão no orçamento para o turismo, um Conselho Municipal de Turismo ativo, prestadores de serviços para esse setor, entre outros requisitos.

No entanto, a realidade é que mesmo onde o turismo é explorado, falta mão de obra qualificada, estabelecimentos credenciados e planos de investimentos. “Nossa proposta é chamar os prefeitos, perguntar se querem investir no turismo e proporcionar ajuda da nossa equipe técnica para eles possam preencher os requisitos”, afirma Dr. Eugênio.

Esse acompanhamento será transformado em dados que serão levados ao governo do Estado, para que os recursos estaduais sejam liberados, não só diretamente para o turismo, mas também na infraestrutura, especialmente em estrada, para que os visitantes possam chegar aos municípios.

“Hoje temos visitantes estrangeiros que vem fazer turismo esotérico na Serra do Roncador. Temos um potencial enorme no Vale do Araguaia e precisamos aproveitar. Depois que tivermos esses dados sobre levantados, vou levar ao governo do Estado para que não deixemos passar essa oportunidade”, avalia o parlamentar.


Autor:AMZ Noticias com Gazeta Digital


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<