Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019

Marabá ganha quase 17 mil novos eleitores em revisão e caminha para pleito em 2º turno




COMPARTILHE

Desde as eleições presidenciais em outubro do ano passado, o município de Marabá ganhou quase 17 mil eleitores, de acordo com dados atualizados diariamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos quais nossa reportagem teve acesso com exclusividade.

 Nenhum município paraense apresentou crescimento tão robusto, nem mesmo Belém, que está às vésperas de completar seu primeiro milhão de eleitores devidamente ativos por meio do processo de recadastramento biométrico.

Em outubro, Marabá tinha 162.409 eleitores; neste sábado (11), conta com 179.307. Com esse número, até o ano de 2022, Marabá certamente entrará no seleto pelotão de municípios onde ocorre segundo turno nas eleições municipais, cujo requisito básico é a existência de 200 mil eleitores. No Pará, apenas Belém, Ananindeua e Santarém têm possibilidade de segundo turno em eleições municipais.

O processo de recadastramento pelo qual continua passando o município mais populoso do sudeste do Pará ressuscitou eleitores que estavam com problemas com a Justiça Eleitoral e, mediante a recontagem, o número real de eleitores subiu consideravelmente. Agora, a questão é, entre esses 179 mil, fazer 36.312 eleitores aparecerem. É um volume quase equivalente ao eleitorado de Canaã dos Carajás que não deu as caras e pode ter problemas.

A ausência do recadastramento biométrico, com o registro das impressões digitais, leva ao cancelamento do título de eleitor. Sem título o cidadão certamente terá problemas com emissão de documentos (como passaporte) e transações bancárias, não poderá tomar posse em concurso público e corre o risco de perder benefícios de programas sociais.

Até o momento, 142.995 eleitores marabaenses fizeram a biometria, o equivalente a 79,75% do eleitorado real. A Justiça Eleitoral está com três pontos de atendimento em Marabá (no Fórum Eleitoral, na Praça São Francisco e no Shopping Pátio) para atrair os eleitores até o dia 31 de maio, quando se encerra o prazo do recadastramento.


Autor:AMZ Noticias com Zé Dudu


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<