Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Eleitores de Serra Nova Dourada e Luciara serão cadastrados para o voto biométrico




COMPARTILHE

Treze municípios mato-grossenses vão passar por revisão biométrica a partir de março deste ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o trabalho será feito nas cidades de Serra Nova Dourada, Luciara, Araguaiana, Cocalinho, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio, Rosário Oeste, Nobres, Poconé, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

Os eleitores desses municípios serão cadastrados por meio das impressões digitais para que nas eleições de 2014 possam votar em urnas biométricas. Conforme o TRE, o sistema de votação possibilita ao eleitor maior segurança e transparência.

Devem ser convocados a fazer o cadastramento 268.962 eleitores, o correspondente a 17,05% do eleitorado total de Mato Grosso, de 2.166.413. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes, informou que serão utilizados 112 kits biométricos e o custo estimado por eleitor será de R$ 5,84 na revisão.

No processo de escolha das cidades que passarão pela revisão biométrica são levados em consideração alguns critérios, como o número de eleitores em relação à população registrada pelo IBGE no município. O número aceitável para a Justiça Eleitoral é de 65% a 70% de eleitores comparados ao total da população.

A partir da convocação do TRE o eleitor de cada município deverá comparecer aos locais de atendimento munidos de documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Nos municípios escolhidos para a revisão deste ano o número de eleitores ultrapassou os 70% da população chegando a 107,47%, por exemplo, no município de Serra Nova Dourada. O município registra, de acordo com o Censo de 2010 população de 1.365 habitantes, todavia o  eleitorado é de 1.467. Em outros, como Lucas do Rio do Verde, o índice é de 70,09% e Rondonópolis 70,90%. Para Ailton Lopes nem sempre esses números refletem algum tipo de fraude. Em alguns casos, são ex-moradores que preferem manter a cidade como domicílio eleitoral em virtude de vínculos familiares ou patrimoniais, ou outros fatores.

Conforme o cronograma do TRE, a previsão é de que a partir de março deste ano oito municípios darão início aos trabalhos, são eles: Serra Nova Dourada, Luciara, Araguaiana, Cocalinho, Indiavaí, Planalto da Serra, Campos de Júlio e Rondonópolis. Exceto Rondonópolis, que concluirá os trabalhos em março de 2014, todos com previsão de término para abril de 2013.

Já em Poconé, Pontes e Lacerda e Lucas do Rio Verde a previsão é de que o eleitorado seja convocado a comparecer aos locais de cadastramento a partir de abril com término em julho. De junho a setembro de 2013 o eleitorado dos municípios de Rosário Oeste e Nobres passarão pelo cadastramento biométrico.

De acordo com Ailton Lopes, devido as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, Cuiabá e Várzea Grande deverão entrar em novo cronograma previsto para 2015.


Autor: G1


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias