Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Fogo atinge terra indígena no Norte Araguaia e cacique reclama que não houve socorro




COMPARTILHE

Há cerca de duas semanas, a Terra Indígena Urubu Branco, localizada na cidade de Confresa, na região do Norte Araguaia de Mato Grosso, tem sido devastada pelo fogo. O cacique Elber Tapirapé fez um vídeo que mostra as chamas e reclama da falta de atenção das instituições para combater o incêndio.

Ele disse que já acionou as instituições, mas que nenhum brigadista chegou ao local até agora. Enquanto isso, os índios da Aldeia Tapi'itãwa estão tentando apagar o fogo por conta própria, mas com poucos recursos, segundo o cacique.

O Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que os brigadistas ainda não foram ao local porque não foi acionado pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

"A terra indígena não possui uma brigada e por isso é necessário o acionamento da Funai, mas, além disso, nesse momento não temos efetivo suficiente para fazer isso", disse Jorge Rafael Costa Torres, gerente da coordenação regional do Prev Fogo de Barra do Garças, a 516 km da capital.

A Funai, por sua vez, alegou que o Ibama tem autonomia para ir até o local, independentemente de ser acionado pela instituição. O chefe do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial Indígena da Funai de Barra do Garças, Eduardo Biagioni, disse que a Funai também não tem estrutura para combater incêndio. A terra indígena foi demarcada em 1998 e tem 167 mil hectares.


Autor: Emilly Cassim com TVCA


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias