Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Há cerca de 50 anos, o Rio Araguaia já era foco de flutuantes carregados de turistas gringos




COMPARTILHE

Nas décadas de 60 e 70 do século passado, barcos flutuantes como esse da foto circulavam soberanos pelo majestoso e encantador Rio Araguaia. De acordo com dados e fontes, turistas vinham de toda parte do mundo especialmente dos Estados Unidos da América e Europa.

Documentos apontam, que as embarcações navegavam por vários trechos do Rio Araguaia, mas o trecho entre as cidades de Santa Terezinha e São Félix do Araguaia, passando por Luciara em Mato Grosso, era um dos mais navegados. O trecho é considerado um dos mais belos do rio Araguaia, além das belas paisagens do rio, outro foco dos turistas neste trecho era conhecer os encantos da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal.

Neste ambiente, segundo o advogado Antonio Mendes, alguns personagens se tornaram folclóricos, entre eles o saudoso Divinão de São Felix do Araguaia, nesta época, o ainda jovem Divino Melo prestava a função de serviços gerais, em um dos "flutuantes" e, de tanto conviver com os turistas, aprendeu um tanto da língua inglesa.

Mendes disse que passada a temporada de turismo, muitos rodeavam Divinão para ouvi-lo "arranhar" o idioma europeu, com vários motes do tipo: “Good, money I don't have” (Bom, dinheiro eu não tenho) e isso era motivo de muita diversão para os populares de São Felix do Araguaia.


Autor:AMZ Noticias com Evandro Carlos


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<