Sábado, 21 de Setembro de 2019

Fenômeno do Halo Solar impressiona cidades do Pará e Mato Grosso e movimenta redes sociais




COMPARTILHE

Neste sábado (31) de agosto e neste domingo (01) de setembro, várias fotos dos internautas de cidades do Norte Araguaia circularam nas mídias sociais da região informando sobre um círculo em volta ao sol, nosso editor Evandro Carlos conseguiu também filmar o fenômeno.

Segundo pesquisas o fenômeno mais semelhante e o halo solar e o lunar são círculos luminosos formados ao redor do Sol e da Lua, respectivamente, como resultado de reflexões e refrações sofridas pela luz no contato com cristais de gelo.

Denomina-se de halo qualquer arco luminoso formado ao redor de uma fonte de luz. O halo solar ou lunar é, portanto, um círculo de luz que se forma ao redor do Sol ou da Lua a partir da reflexão e refração da luz.

Por que ocorre? - O halo solar ou lunar ocorre na troposfera, a porção mais baixa da atmosfera, com altitudes de 17 km a 19 km na região do equador terrestre. Nessa região da atmosfera, a luz do Sol ou a luz refletida pela Lua é refratada e refletida por pequenos cristais hexagonais de gelo. Em virtude do formato e orientação dos cristais de gelo, o halo é formado. 


Autor:Editoria AMZ Noticias


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<