Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019

AMA reforça ações para fortalecer o desenvolvimento dos municípios da região Araguaia




COMPARTILHE

A Associação dos Municípios do Araguaia (AMA), que atualmente conta com 17 filiados, presidida pelo prefeito de Santa Cruz do Xingu, Marcos de Sá, tem sido de suma importnacia no cenário político estadual como entidade representativa e atuante no auxilio ao Estado para enfrentar demandas e gargalos existentes na região e em municípios do Vale do Araguaia.

A AMA que ate então funcionava de forma limitada esta em fase de restruturação e aos poucos ocupa seu espaço vez e voz no contexto politico estadual quando o assunto é o Vale do Araguaia. Atualmente a entidade conta com 17 municípios filiados e espera em breve mais adesões, lhe assegurando mais representatividade politica junto a União Estados e Municípios, o Vale do Araguaia é uma região carente de representatividade politica tanto na esfera federal quanto estadual.

Conta o presidente Marcos de Sá que ao assumir a diretoria da entidade o numero de municípios filiados à AMA eram bem menor e que os recursos referente às contribuições feita pelas prefeituras iam direto para a Associação Matogrossense dos Municípios - AMM, que posteriormente repassava a AMA apenas R$ 50 mil reais/mês, outras entidades como Uccmat (União das câmaras Municipais)  e a Associação das Primeiras Damas do Estado recebiam em torno de R$ 10 mil reais por mês. 

Porém neste ano de 2019 surgiu um entendimento entre os municípios filiados a AMM, que decidiram em Assembleia Geral retirar o repasse a AMA e UCMMAT. A entidade precisou então iniciar um trabalho de conversa com mais prefeitos da região estabelecendo metas visando filiar seus municípios e discutir uma reestruturação administrativa, para em seguida começar a discutir as demandas regionais. 

Entre elas as pavimentações interligando esses municípios aos principais centros comerciais do país. Outros assuntos pertinentes como educação, saúde, infraestrutura e regularização fundiária promete oxigenar ainda mais os amistosos debates que falara sobe entraves e gargalos existentes. De acordo levantamentos obtidos pela nossa reportagem a maioria das obras estão em andamento, enquanto que uma pequena parte está paralisada por entraves jurídicos, mas que estão sendo resolvidos pelo atual Governo do Estado que dará prosseguimentos.

“Todo asfaltos que o governo esta investindo em nosso Araguaia, ele pode ter certeza que será retornado aos cofres públicos através de ICMS para o estado em alguns anos, o cunho econômico será enorme pelo fato de possuirmos nessa região um grande numero de terras férteis e agricultáveis, aptas para o plantio de grãos, o que nos falta é exatamente a logística que infelizmente caminha a passos lentos” desabafou o prefeito.


Autor:AMZ Noticias com Araguaia 40 Graus


Comentários

Notice: Undefined index: envio in /home/jornalda/public_html/2018/noticia.php on line 212
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<