Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Apesar de decreto proibir aglomerações, população continua indo à praia em Aragarças




COMPARTILHE

A Polícia Militar retirou ontem (26), aproximadamente 30 pessoas da Praia Quarto Crescente, em Aragarças (GO). As imagens que circularam nas redes sociais mostram banhistas aglomerados na beira do rio Garças.

Segundo o major da PM, Antônio Ghiovani Moreira Peres, durante a abordagem os indivíduos foram orientados a retirar carros, barracas e jet skis do local. Nenhum boletim de ocorrência foi registrado, os banhistas receberam advertência e deixaram a praia.

Ainda de acordo com o major Ghiovani, apesar da conscientização sobre as medidas de prevenção ao coronavírus, algumas pessoas não seguem as recomendações dos órgãos oficiais e continuam fazendo reuniões em locais públicos. “Não estamos sendo absolutamente rigorosos ainda, pois esta é uma questão que envolve saúde, educação, respeito, questões financeiras e outras coisas”, explica.

Essa ocorrência em Aragarças diverge das medidas de prevenção à pandemia do coronavírus contidas no decreto estadual de Goiás. O decreto nº 9.653, de 19 de abril de 2020 proíbe aglomerações de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praças, clubes recreativos e parques aquáticos.

Em relação à fiscalização das medidas de segurança nos estabelecimentos comerciais, a coordenadora de Vigilância Sanitária de Aragarças, Nayane Bonfim, disse que o órgão está em fase de orientação. “Caso haja descumprimento das restrições, seguimos uma hierarquia de procedimentos que foi repassada para a Vigilância. Primeiro os comerciantes são intimados, depois autuados e posteriormente a multa é aplicada. A infração pode levar a suspensão ou interdição do alvará”.

O protocolo geral será repassado para todo o comércio da cidade e, segundo a coordenadora as normas terão que ser parte do hábito dos empresários. Ela reforça para que a população evite aglomerações e siga as recomendações que preservam a segurança e saúde pública.

Decreto Estadual - No dia 19 de abril, foi publicado no Diário Oficial do Estado um decreto que regulamenta o funcionamento de igrejas, comércio para entrega, construção civil, salões de beleza, indústrias, entre outros, desde que uma série de medidas seja seguida. O Estado também deu autonomia aos municípios para flexibilizarem a abertura do comércio.

Em relação às igrejas, estão permitidas apenas duas celebrações por semana, uma obrigatoriamente aos domingos. Fiéis terão temperatura medida com termômetro infravermelho e todas as pessoas que saírem de casa deverão usar máscaras. As medidas também valem para as empresas de mineração e construção civil que devem obedecer a distância mínima de dois metros entre pessoas. As estações de trabalho devem ser higienizadas com frequência.

Continuam suspensas atividades que possam ter aglomeração de pessoas em espaços públicos como parques e praças, clubes recreativos e parques aquáticos. As visitas á paciente diagnosticados com coronavírus estão proibidas, ressalvo os casos de necessidade de acompanhamento a crianças.

Todos os eventos públicos e privados de qualquer natureza, inclusive reuniões em áreas comuns de condomínios, utilização de churrasqueiras, quadras poliesportivas e piscinas estão vedados.

As aulas da rede municipal continuam suspensas até o dia 30 de abril. Visitas a presídios também estão interrompidas. O documento ainda amplia por 150 dias o prazo de Emergência em Saúde Pública, que autoriza alguns contratos e convênios sem a necessidade de licitação.  


Autor: Andrezza Dias com Semana7


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias