Terca-Feira, 24 de Novembro de 2020

Covid-19 mata Domingos Mahoro, um dos principais lideres da causa indígena xavante




COMPARTILHE

Uma das principais lideranças indígenas de Mato Grosso, o cacique xavante Domingos Mahoro, de 60 anos, morreu na segunda-feira (06) com a Covid-19, causada pelo novo coronavírus. No Estado, 102 xavantes já foram infectados pela doença. Dessas vítimas, nove morreram.

Mahoro foi diagnosticado com a Covid-19 há 11 dias. Após aguardar três dias por um leito de unidade de terapia intensiva (UTI), o cacique foi transferido para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. Desde o dia 25 de junho, o indígena, da aldeia Sangradouro, estava internado em estado grave em Primavera do Leste (220 quilômetros de Cuiabá).

A família dele entrou com um pedido na Justiça para que a transferência dele fosse feita com urgência. O líder indígena aguardou uma vaga na UTI por três dias, sendo transferido no mesmo dia em que faleceu. No hospital, ele teve duas paradas cardíacas. O corpo de Domingos foi levado para a terra indígena Sangradouro para sepultamento, mas sem a tradicional cerimônia xavante.

Domingos Mahoro era uma figura importante no meio indígena, com histórico de luta e voz pelos direitos indígenas em Mato Grosso. Ele foi coordenador da Saúde Indígena e, no ano passado, esteve à frente do projeto "Independência Indígena", que ofereceu capacitação para agricultura nas aldeias. Este ano, colaborou nos esforços para combate à disseminação do vírus entre comunidades indígenas, especialmente aquelas de sua etnia, que vem sendo fortemente atingida pela pandemia.

Até ontem pela manhã, Mato Grosso contabilizava 22.078 casos confirmados e 857 óbitos em decorrência do coronavírus. Dos confirmados, 11.543 estavam em isolamento domiciliar e 8.974 recuperados. Já 227 pacientes estavam internados em UTI e 327 em enfermaria, ou seja, taxa de ocupação de 93% e de 48%, respectivamente. 


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias