Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Ação integrada do Ministério Publico, Sema e Politec investiga suposta poluição do Rio Araguaia




COMPARTILHE

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um morador de Barra do Garças expondo o despejo de resíduos supostamente irregulares no Rio Araguaia. Após a filmagem viralizar nos grupos de Whatsapp da região, agentes do Ministério Público Federal (MPF), da Secretaria de Meio Ambiente de Barra do Garças (Sema) e da Politec estiveram no local para realizar vistoria conjunta e coletar dados e amostras na tarde da terça-feira (28).

Nas filmagens, o homem faz uma crítica à fiscalização ambiental. “Estão atrás dos ribeirinhos que estão pescando, proibindo de ir para o rio e não estão preocupados com o que está acontecendo com a natureza”, diz o homem enquanto mostra os peixes e outros animais mortos que encontrou no local. “É um desrespeito com o Araguaia”, finaliza.

O ribeirinho também chama a atenção para a cor da lama esverdeada no fundo do rio próximo de onde são despejados os resíduos das empresas JBS - Friboi e Águas de Barra do Garças e pede para que as autoridades provem que o material despejado é tratado.

Em nota enviada pelo chefe do Escritório Regional da Sema em Barra do Garças, Moacir do Couto, o órgão esclarecee que foram coletados materiais para avaliação de parâmetros de qualidade da água e para a identificação de possíveis irregularidades. 

Segundo a Sema, devido à estação da seca em que o nível do rio diminui, bancos de areia se formam próximo ao local onde são despejados os efluentes tratados, o que faz o material ser diluído em um canal com menor vazão. Ainda conforme a nota, as duas empresas que lançam os efluentes (despejos líquidos provenientes de atividades humanas e industriais) têm autorização emitida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA. Caso haja a confirmação de dano ambiental os envolvidos serão responsabilizados.


Autor: AMZ Noticias com Semana7


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias