Terca-Feira, 11 de Agosto de 2020

Asteroide igual a um quarteirão passou perto da Terra no sábado




COMPARTILHE

Um asteroide to grande quanto um quarteiro passou relativamente perto da Terra no sábado (9), no mais recente episódio de uma série de visitas de objetos celestes que incluíram uma pedra do tamanho de um nibus que explodiu sobre a Rússia no ms passado, ferindo 1.500 pessoas.

Descoberto apenas seis dias atrás, o asteróide de 140 metros de comprimento Asteroid 2013 ET passou a 950 mil quilmetros da Terra s 17h30 do sábado. A distncia é cerca de duas vezes e meia a que separa o planeta da Lua, muito próxima em termos cósmicos.

"A parte que assusta é que foi algo que nós nem conhecíamos", disse Patrick Paolucci, presidente do Slooh Space Camera, durante uma apresentao que exibiu imagens ao vivo do asteroide a partir de um telescópio instalado nas Ilhas Canárias.

Se movendo a uma velocidade de cerca de 41.800 quilmetros por hora, o asteroide poderia ter eliminado uma grande cidade se tivesse caído na Terra, disse Paul Cox, engenheiro do telescópio Slooh.

Asteroide é quase oito vezes maior que o da Rússia

O Asteroid 2013 ET é quase oito vezes maior que o que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro. A fora a exploso, equivalente a 440 quilotons de dinamite, criou uma onda de choque quebrou janelas e danificou prédios, ferindo 1.500 pessoas.

Ainda naquele dia, outro pequeno asteroide, conhecido como DA14, passou a cerca de 27.680 quilmetros da Terra, mais próximo que órbitas de satélites de comunicao.

"Uma das razes de estarmos achando mais destes objetos é que há mais gente procurando", disse Cox.

Dois outros pequenos asteroides, ambos do tamanho do meteoro russo, também vo passar pela vizinhavizinhanaa da Terra neste final de semana. O Asteroid 2013 EC 20 passou a apenas 150 mil quilmetros de distncia do planeta no sábado, disse Cox.

Asteroides menores dificilmente so descobertos pela Nasa

Neste domingo, o Asteroid 2013 EN 20 vai passar a cerca de 449 mil quilmetros da Terra. Ambos foram descobertos apenas trs dias atrás. "No estamos sentados em nosso pontinho azul sozinhos e seguros... Isso deveria ser um alerta para os governos", disse Cox.

A agncia espacial norte-americana, Nasa, recebeu tarefa do Congresso dos Estados Unidos para rastrear todos os objetos próximos da Terra com 1 quilmetro ou mais de dimetro e estima que cerca de 95% deles foram identificados.

Entretanto, apenas 10% dos asteroides menores foram descobertos, afirmam cientistas da Nasa.

O esforo tem como objetivo dar a cientistas e engenheiros o máximo de tempo possível para avaliar se um asteroide ou cometa está em rota de coliso com a Terra. Isso pode permitir o envio de uma nave ou a tomada de outras medidas para se tentar evitar uma catástrofe.

Cerca de 100 toneladas de material do espao chegam Terra todos os dias. Astrnomos atualmente esperam que um objeto do tamanho da pedra que explodiu sobre a Rússia atinja o planeta a cada cerca de 100 anos.


Autor: UOL


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias