Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Estudo mostra as 11 melhores cidades para se envelhecer no estado de Mato Grosso




COMPARTILHE

O que faz uma cidade ser boa para se envelhecer? Segundo o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon/FGV é preciso ter acesso à saúde, cultura, habitação e até geração de renda.

Em Mato Grosso, 11 cidades entraram no ranking dos 500 municípios de pequeno porte com mais estrutura para se envelhecer.

Em Mato Grosso, mais de 10% da população tem mais de 60 anos e com o aumento da expectativa de vida, nada melhor que procurar locais que ofereçam condições para se viver na terceira idade. Em primeiro lugar no estado está Cuiabá. No entanto, apesar de ser destaque em Mato Grosso, na comparação com outras cidades pequenas, a Capital mato-grossense fica em 100º lugar.

Em seguida vem Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), que é 189º no ranking geral. O terceiro melhor município para se envelhecer é Várzea Grande (209º no geral), seguido por Sinop (500 km ao norte), que ficou na 230º colocação.

Foram analisados itens como presença de profissionais de saúde, percentual de idosos com plano de saúde, rendimento médio da população, serviços residenciais específicos para idosos, quantidade de cinemas, índice de desenvolvimento humano (IDHM), entre outros.

Confira as 11 melhores colocadas de Mato Grosso - 1º Cuiabá - 100º no ranking geral - 2º Rondonópolis - 189º lugar no ranking nacional - 3º Várzea Grande - 209º no geral - 4º Sinop - 230º no geral -5º Primavera do Leste - 252º - 6º Alta Floresta - 269º no país - 7º Pontes e Lacerda - 349º no geral - 8º Nova Mutum - 355º no nacional - 9º Campo Novo do Parecis - 369º - 10º Guarantã do Norte - 383º e em 11º Peixoto de Azevedo - 482º.


Autor: Redação AMZ Noticias


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias