Jornal da Notícia
  Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Exército da Coréia diz que ataque nuclear aos EUA está autorizado




COMPARTILHE

O Exército da Coreia do Norte disse nesta quinta-feira (4, no horário local) que recebeu a autoriza��o final para lan�ar um ataque com eventual uso de armas nucleares contra os Estados Unidos, segundo um comunicado divulgado pela ag�ncia estatal KCNA.

O comunicado avisou "formalmente" os Estados Unidos de que as amea�as americanas ser�o "esmagadas" utilizando "meios nucleares modernos, leves e diversos".

"A opera��o sem compaix�o das for�as armadas revolucionárias neste aspecto foi finalmente examinada e ratificada", indicou.

Segundo a nota, "o momento de uma explos�o [da situa��o] se aproxima rapidamente" e uma guerra na península coreana pode eclodir "hoje ou amanh�".

Ainda nesta quarta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel anunciou que o país v� um perigo "real e claro" da Coreia do Norte, devido � capacidade nuclear e de mísseis e � retórica belicosa do país.

"Nós levamos essa amea�a a sério", afirmou Hagel a uma plateia na Universidade de Defesa Nacional, em Washington.

"Estamos fazendo tudo que podemos, trabalhando com os chineses, e outros, para acalmar a situa��o na península."

Em dezembro passado, houve uma escalada da tens�o com o lan�amento de um foguete norte-coreano --considerado pelo Ocidente como um teste de míssil de longo alcance--, seguido em fevereiro do terceiro teste nuclear norte-coreano.

Pouco depois, a ONU imp�s novas san��es contra o regime do país, no momento em que Estados Unidos e Coreia do Sul realizavam manobras militares conjuntas durante as quais Washington mobilizou avi�es B-52, com capacidade de transporte de armas nucleares.Em resposta, a Coreia do Norte amea�ou efetuar ataques com mísseis e bombardeios nucleares contra a Coreia do Sul e contra interesses americanos no Pacífico.

No sábado (30), Pyongayng se declarou em "estado de guerra" com o Sul e na ter�a (2) anunciou sua inten��o de reativar um reator nuclear que teve suas opera��es suspensas em 2007, desafiando as resolu��es da ONU que proíbem qualquer programa at�mico.

Os Estados Unidos prometeram nesse mesmo dia que defender�o seus aliados sul-coreanos, e o secretário de Estado, John Kerry, classificou como "perigoso" e "irresponsável" o comportamento do líder norte-coreano, Kim Jong-un.�


Autor: UOL


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias