Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Região Metropolitana de Belém entra em "lockdown" com bandeira preta e prestação de serviços essenciais




COMPARTILHE

O governador Helder Barbalho anunciou neste sábado (13) que os cinco municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém passam ao bandeiramento preto e anunciou novas restrições na circulação de pessoas para aumentar o índice de isolamento social.

A partir de 21h de segunda-feira (15), apenas atividades essenciais estão autorizadas em Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. A medida, inicialmente, valerá por sete dias.

"Nós estaremos entrando em estágio de bandeiramento preto, portanto, em 'lockdown' nesses cinco municípios. Apenas estarão funcionando as atividades essenciais", anunciou o governador. Esta é a segunda vez que a região metropolitana de Belém entra em "lockdown". A medida foi implementada pela primeira vez na pandemia no dia 7 de maio de 2020, e se estendeu até o dia 24 do mesmo mês.

“Se não tomarmos medidas mais duras, corremos sim o risco de colapsar o sistema de saúde e não há algo mais entristecedor do que ver um irmão ou uma irmã paraense querendo um leito, querendo a oportunidade de lutar pela vida e não conseguir”, disse Helder Barbalho no pronunciamento.

LEITOS - Atualmente, segundo Barbalho, há 668 leitos do sistema estadual disponíveis nos cinco municípios que abrangem a RMB: Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. Neste sábado (13), 65% dos leitos clínicos estão ocupado, e 83% das vagas de UTI.

Helder afirmou ainda que o governo trabalha na ampliação de leitos para pacientes com Covid-19. "Estaremos ampliando o Hospital Abelardo Santos e gradativamente também iremos utilizar outras unidades hospitalares para esta oferta: Hospital Galileu, Hospital João Bittar, a totalidade do Hospital e Campanha do Hangar".

O governador anunciou a suspensão do Campeonato Paraense de Futebol e disse ainda que cirurgias eletivas estão suspensas da Grande Belém até o final do mês de março, para garantir mais disponibilidade de leitos para pacientes com Covid-19.

RESTRIÇÕES - Com a mudança do bandeiramento para preto, nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides só irão funcionar atividades essenciais, como supermercados, alimentação, bancos, farmácias, casas lotéricas e feiras livres. Somente um membro da família deve fazer as compras e ser atendido por vez nos serviços essenciais. O decreto também deve fechar os limites dos municípios, exceto para transportes de abastecimento de produtos e trânsito de profissionais essenciais, segundo o governador.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias