Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

AL/MT analisa projeto que impõe regras à realização de eventos em MT




COMPARTILHE

“Nunca a preocupação com a segurança das pessoas em eventos de médio e grande porte foi tão destacada”, disse o primeiro-secretário, deputado estadual Mauro Savi (PR), autor do projeto de lei que dispõe que os eventos artísticos, desportivos, culturais e recreativos realizados no âmbito do Estado de Mato Grosso, e que sejam onerosos ao público, devem obrigatoriamente dispor de cobertura de Seguro de acidentes pessoais e coletivos.

A medida, que tramita na Casa de Leis, já funciona em São Paulo, Estado, que é pioneiro neste modelo de contrato de seguro. Outro estado que está prestes a adotar essa nova regra é Minas Gerais, localidade onde já tramita projeto semelhante ao que se pretende aplicar em Mato Grosso. Sobre o assunto, o parlamentar alega não ser contra a realização de eventos, desde que os organizadores não deixem o público presente, adquirente de ingresso, a mercê da sorte e de eventuais riscos a integridade física.

“Com essa medida, estamos garantindo à tutela do cidadão consumidor em casos excepcionais através da obrigatoriedade de mecanismos que resguardem a integridade física, moral e patrimonial. Previsões negativas e pessimistas a parte, mas acidentes acontecem e de forma inesperada, por essa razão devemos nos precaver”, destacou Savi.

Pelo projeto, o seguro obrigatório a ser contratado é de responsabilidade da pessoa física ou jurídica promotora do evento. A medida prevê também, a garantia do pagamento de uma indenização ao segurado e aos seus beneficiários, observada as condições contratuais e as garantias contratadas.

Quanto ao seguro coletivo, “os segurados aderem a uma apólice contratada por um estipulante, que tem poderes de representação dos segurados perante a seguradora, nos termos da regulamentação vigente”. Vale ressaltar que, os seguros de pessoas podem ser contratados de forma individual ou coletiva.

De acordo com a proposição, o seguro obrigatório a ser contratado garantirá cobertura sobre acidentes que possam eventualmente acontecer, com valores a serem posteriormente mensurados nos caso de morte, invalidez permanente total, invalidez permanente parcial e assistência médica, despesas complementares e diárias hospitalares.

Conforme o artigo 2º do projeto em questão, serão considerados para fins da presente lei, os eventos artísticos, desportivos, culturais e recreativos que apresente um público pagante de no mínimo 200 pessoas. Lembrando que, os eventos podem se classificar em shows, concertos musicais, feiras/exposições, jogos esportivos, projeções cinematográficas, apresentações teatrais, espetáculos circenses.

E ainda, parque de diversões (inclusive temáticos) permanentes ou temporários, rodeios, festas temáticas regionais e outros. Por fim, a proposta em trâmite na Casa de Leis determina que, o descumprimento da lei (se aprovada), acarretará em multa pecuniária, dobrando-se o valor em caso de reincidência, além de notificação seguida da suspensão e cassação do alvará de funcionamento.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias