Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024

Polícia Federal fecha garimpos nos Sul do Pará e resgata 22 trabalhadores em condições degradantes




COMPARTILHE

A Polícia Federal apresentou nesta terça-feira (1º) o balanço da operação Duas Vendas, que fechou garimpos clandestinos na região do sul do Pará. Na operação tambem foi realizado o resgate de 22 trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho, seis garimpos ilegais foram fechados, sendo que os maquinários e equipamentos usados na atividade ilegal foram aprendidos.

A operação teve início no dia 26 de maio e atingiu seu ápice nessa terça-feira, dia 1º de junho, a ação contou com a participação de 17 agentes federais e integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel - GEFM, composto por um procurador do Ministério Público do Trabalho, quatro auditores fiscais do trabalho e um defensor público da União.

A ação teve como principal objetivo, combater delitos de redução de trabalhador a condição análoga à de escravo, usurpação de bens da União e crimes ambientais em áreas rurais dos municípios de Rio Maria e Água Azul do Norte. Dos seis garimpos ilegais, quatro foram encontrados em funcionamento e tiveram suas atividades imediatamente paralisadas.

Os garimpos foram localizados através de imagens de satélite que possibilitaram a atuação simultânea em todas as frentes de trabalho. Foram apreendidas seis escavadeiras hidráulicas, diversos motores bombas, uma caminhonete, uma espingarda, várias munições, cerca de 190 gramas de ouro, mercúrio e instrumentos usados na atividade de mineração ilícita.

Segundo a Polícia Federal, a atividade representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui leitos dos rios e causa danos irreparáveis a fauna e a flora do local atingido. O dano ambiental será quantificado através de perícia da Polícia Federal para abertura de procedimento legal para punição dos responsáveis. 


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias