Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Dr. Eugênio cobra segurança jurídica para famílias de assentados em Ribeirão Cascalheira




COMPARTILHE

O deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) mobilizou na manhã do último dia 02.06, uma verdadeira força-tarefa para dar continuidade às discussões que visam garantir o direito de produção às mais de 370 famílias do P.A. Santa Rita, no município de Ribeirão Cascalheira.

A reunião contou com a presença do superintendente do INCRA, Marcos da Cunha, o superintendente do IBAMA, Gibson Almeida, a secretária-adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Luciane Copetti, a presidente da Associação do P.A. Santa Rita (Apeprosari), Iquésia Maria Gonçalves e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Cascalheira, Aldemar Moura.

Ocorre, que apesar da existência de uma reserva coletiva, as famílias precisam que o INCRA, de posse do georreferenciamento, atualize a relação de beneficiários e proceda a individualização dos lotes. As informações precisam ser documentadas e encaminhadas para análise da SEMA, que por sua vez, fará a validação do CAR Individual dos lotes. Com o cadastro, o produtor assumirá a compensação sobre possíveis danos ambientais. Paralelo a isso, a SEMA trabalha para concluir nos próximos 120 dias, a elaboração do programa ‘SIMCAR Assentamento’ que atuará de forma simplificada, dando agilidade na emissão do CAR.

Enquanto isso, cabe ao INCRA a conclusão da documentação e encaminhamento ao órgão. Somente após a validação dos documentos pela SEMA, será possível a emissão do projeto de exploração ambiental, que garantirá o direito à produção na área.    

Na reunião, também ficou definido que a partir desta data, todas as operações de vistoria e análise por parte do INCRA no P.A. Santa Rita, deixam de ser realizadas pelo Escritório de Barra do Garças, e passam para a responsabilidade da Superintendência em Cuiabá.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias