Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Pará lidera ranking de geração de empregos na região Norte, com saldo de quase nove mil postos




COMPARTILHE

O Pará segue batendo recordes na geração de empregos formais e teve o melhor resultado da região Norte no primeiro quadrimestre de 2021, com quase nove mil postos criados. Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra ainda que, nos últimos 12 meses, o Estado apresenta saldo positivo de empregos formais em todo o Pará. A alta é puxada principalmente pelo setor de serviços.

Houve crescimento em abril deste ano no comparativo entre admitidos e desligados: foram 10.078 admissões contra 7.175 desligamentos, gerando um saldo positivo de 2.903 postos de trabalhos. Em abril de 2020 a situação foi inversa, com perda de 3,7 mil empregos formais.

O titular Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Inocêncio Gasparim, confirma que o Pará tem apresentado resultados positivos frente aos principais setores de desenvolvimento. "O setor de serviços é, sem sombra de dúvida, um dos segmentos que tem movimentado a economia do nosso Estado. Com o lockdown e as paradas obrigatórias que foram necessárias, o número de prestadores de serviço aumentou, entre eles os entregadores de gêneros alimentícios, os ajudantes e técnicos de pequenas reformas, entre outros", analisa.

Ele avalia que o novo pacote econômico estadual também contribui com esses processo de retomada, pois o programa de transferência de renda "permite a manutenção das atividades básicas, a geração de renda e a continuidade na contratação de novos trabalhadores", complementa.

"Cada setor desse tem um grande poder na geração de emprego, renda e ocupação do povo paraense. Neste caso, tivemos um cenário positivo no setor servicos, como por exemplo, na área de educação, das escolas, estética, beleza, saúde, transportes, bares, restaurantes. É nesse setor que muitas pessoas tem a possibilidade do primeiro emprego, mas muita gente que voltou ao mercado de trabalho também passou pelo setor serviços. É um segmento que tem uma infinidade de possibilidades na medida em que a economia permite esse crescimento, então podemos sinalizar que o setor de serviços, comércio, construção e indústria, são os quatro grande empregados do Estado do Pará", explica Everson Costa, supervisor técnico do Dieese, no Pará.

Ele acrescentou que "é um resultado importante porque o Pará é o Estado da Região Norte que está gerando mais emprego de carteira assinada em relação aos outros. Mesmo atravessando esse período de pandemia e os altos indíces de desemprego, isso demonstra que o Estado está forte e continua gerando oportunidades", acrescentou Everson Costa.


Autor: AMZ Noticias com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias