Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Postos de vacinação contra o coronavírus em Gurupi registram aglomeração e desorganização




COMPARTILHE

Em Gurupi, no sul do estado, teve muita aglomeração e desorganização nos locais onde estavam sendo aplicadas as vacinas contra o coronavírus nesta quinta-feira (8). Atualmente a cidade está vacinando pessoas com mais de 43 anos. Os problemas estariam ligados ao encerramento de contatos de empregados da área da saúde.

Na Escola Lenival Correia muitas pessoas ficaram esperando no corredor e espalhadas pelo pátio. Um enfermeiro foi colocado para chamar as senhas. Antes o trabalho era feito por um fiscal. "É uma espera muito longa, mas tá chegando já. Tem que esperar, espero até mais porque essa vacina pode salvar vidas", disse o trabalhador rural Gilvan Rodrigues.

A prefeitura exonerou cerca de 80 profissionais da saúde entre médicos, enfermeiros e técnicos. Só entre fiscais que atuavam nos pontos de vacinação foram mais de 30 pessoas demitidas. Ao todo, na área da saúde foram cerca de 170 contratos encerrados.

Em outra escola da cidade muita gente reclamou de desorganização na distribuição de senhas. Na porta do local teve muita aglomeração. "Até agora não encontrei um fiscal aqui. Já tive lá dentro, voltei aqui para fora. O número de pessoas que está aqui desde cedo, se vocês olharem lá dentro é bem maior do que o que está aqui fora", disse o agricultor Nemésio Costa.

Em outro posto de saúde o movimento também foi intenso durante a manhã. Segundo os pacientes, as vacinas aqui demoraram a chegar. A demora seria por falta de pessoal pra fazer a distribuição da dose. Duas horas esperando na fila e o seu Cicerino Macedo ainda não tinha tomado a vacina. "Muito difícil porque aí atrasa o trabalho da gente, a tarefa que a gente teria que fazer durante o dia já não vai ocorrer mais", disse o pedreiro Cicerino Macedo.

O que diz a prefeitura - A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que a redução no número de servidores comissionados da pasta foi feita considerando a urgente necessidade de otimizar os gastos públicos e de adequação financeira do município, ajustando despesas às receitas. A decisão também levou em consideração o respeito aos limites orçamentários com gastos de pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A prefeitura disse que observou outros índices como, por exemplo, a evolução positiva da vacinação contra a Covid-19 na cidade e a abertura de novos leitos UTI Covid no Hospital Geral de Gurupi, que resulta na redução da demanda dos serviços da UPA-24h. "A Secretaria de Saúde reforça que os referidos desligamentos não vão afetar a qualidade dos serviços prestados à comunidade gurupiense, que seguirá sendo atendida normalmente em todas as unidades de saúde de responsabilidade do município", diz a nota.

Sobre as aglomerações, a secretaria afirmou que o aumento do fluxo de pessoas durante a vacinação se deve à ampliação da faixa etária e à disponibilidade de vacinas. “A vacinação está acontecendo dentro da normalidade nos pontos de vacinação. Houve momentos em que foi necessário realizar a reposição de vacinas nas unidades, mas as equipes continuaram atendendo sem interrupções”, afirmou.


Autor: AMZ Noticias com G1


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias