Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Norte Araguaia tem até o dia 27/05 para cumprir a Lei da Transparência




COMPARTILHE

Municípios com até 50 mil habitantes, tem até 27 de maio para cumprir a Lei da Transparência e disponibilizarem sites das Prefeituras para consultas públicas.

Segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) quem não cumprir o prazo será penalizado com a suspensão dos recursos advindos de transferências voluntárias e verbas de programas federais.

Na região Norte Araguaia, todos os municípios associados à AMNA (Associação dos Municípios do Norte Araguaia), deverão se adequar à Lei Complementar (LC) 131/2009 e todas as informações sobre a execução orçamentária e financeira dos entes federados – União, Distrito Federal, Estados e Municípios – devem estar acessíveis a qualquer cidadão por meio eletrônico, na página na internet, em tempo real.

A Lei da Transparência tem como objetivo promover e expandir a fiscalização das administrações públicas e assim evitar casos de corrupção. Qualquer cidadão pode denunciar quem não cumprir a legislação para o Ministério Público.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a União deveria prestar assistência técnica e cooperação financeira aos municípios para a modernização das respectivas administrações tributária, financeira, patrimonial e previdenciária, mas, apesar de tal ajuda está contida na Lei Complementar, a União ainda não disponibilizou nenhum tipo de assessoria aos municípios


Autor: Gilmara Costa - Jornal da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias