Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Recursos para agricultores da Baixada Cuiabana já estão disponíveis




COMPARTILHE

Os recursos de R$ 3 milhões destinados à agricultura familiar já foram disponibilizados pelo Governo do Estado. Fruto de uma emenda de autoria do primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), os recursos serão aplicados em projetos que compreendem a baixada cuiabana. Nesse sentido, é grande a expectativa dos produtores rurais do assentamento Agroana Girau, localizado no município de Poconé, que necessitam de assistência técnica para o plantio e a viabilização de um sistema de irrigação, um dos principais problemas que agora, finalmente, deverá ser solucionado.

Para o deputado Mauro Savi, o investimento na agricultura familiar é uma forma de garantir a produção de qualidade e a comercialização em grande escala de toda plantação. “Conseguimos a viabilização desses recursos e já estamos em busca de mais investimentos a fim de atender outras regiões”, disse o parlamentar ao citar como exemplo os produtores de Agroana, que por conta própria e sem qualquer tipo de orientação técnica, montou o seu próprio sistema de irrigação para garantir a venda do produto e, assim, o sustento das famílias.

O anúncio da liberação do recurso foi feito durante uma festa oferecida pela Cooperativa Cooperangi, em alusão ao dia do trabalhador. Os assessores do parlamentar, Edson Menezes e Suane Garcia dos Anjos, que representaram o deputado, passaram o dia à disposição do trabalhador rural, a fim de tirar qualquer dúvida a respeito do recurso e de que forma o investimento será aplicado. “O deputado é advindo do setor, e vê na agricultura familiar a base de toda a produção do Estado. Por isso, a importância de se investir”, disse Edson.

De acordo com o presidente da Cooperangi, Antônio Luperini, com a chegada desses recursos os produtores pretendem investir na fruticultura. Segundo ele, o retorno financeiro é significativo podendo se tornar o carro chefe de toda produção. “Esse recurso chegou em boa hora. O deputado Mauro Savi está de parabéns pela iniciativa, estamos felizes por saber que alguém está olhando para nós, pequenos produtores. O deputado é um grande parceiro e com certeza, fará muito mais pelo nosso povo”, destacou.

O pequeno produtor Gilmar Ferreira tem superado as dificuldades do dia a dia para manter sua produção, que hoje é bastante diversificada. Na sua propriedade ele planta de tudo um pouco, a exemplo do pepino, do jiló, do quiabo, do tomate, da abobrinha, do pimentão, do quiabo, e, agora, uma grande novidade: a plantação de bananeiras. Com o investimento viabilizado pelo parlamentar, ele pretende multiplicar o plantio. “A nossa lida aqui é difícil, minha esposa é a minha única ajudante nos serviços. Ainda existe muita perda de produtos porque não temos uma assistência técnica. Fazemos tudo contando apenas com a nossa disposição para colher o resultado. Só temos que agradecer o apoio do deputado”, frisou o produtor.

MULHERES DO CAMPO – Outra aposta da Cooperangi são as mulheres do assentamento Agroana Girau que querem investir na agroindústria. Hoje elas representam 30% da mão de obra no campo. São dezenas de mulheres que querem deixar de ser apenas auxiliares no plantio para industrializar o que produzem. Fátima Miknow é quem representa essa parcela feminina no campo. Ela conta que o projeto da agroindústria em Agroana Girau depende muito do interesse do Governo do Estado para que saia do papel.

“É um trabalho simples e que temos capacidade para executar muito bem. Isso agrega valor e propicia o aumento da renda familiar”, disse Fátima, ao acrescentar que o primeiro passo para a efetivação de uma indústria seria a regularização ambiental, além da viabilização de recurso estadual a fim de proporcionar a compra de equipamentos para início dos trabalhos.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias