Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Escola 13 de Maio realiza evento da Diversidade Cultural em Porto Alegre




COMPARTILHE

A Escola Estadual 13 de Maio realizou na noite de terça-feira (21/05) a Noite da Diversidade Cultural, o evento foi em comemoração ao Dia Mundial da Diversidade Cultural e contou com cerca de 500 pessoas, entre elas, professores da rede estadual e municipal, alunos, pais e representante do Legislativo e do Executivo municipal.

Durante as apresentações foram mostrados videos com documentários sobre as origens das culturas existentes no brasil, culturas essas, que estão localizadas em todos os cantos do país, que encantam turistas do mundo todo.

Algumas dessas culturas foram apresentadas por alunos da escola, como a Capoeira, dança “Arrasta Pé de Rondônia” e a quadrilha Estilizada do Grupo Flor do Sertão, que sempre encanta por onde passa, no inicio da apresentação, o grupo convidou várias pessoas que estavam presentes no evento, e dançaram a quadrilha tradicional.

Em seguida o Grupo Flor do Sertão apresentou  algumas coreografias que serão apresentadas durante o Circuito Regional de Quadrilha do Araguaia, que acontecerá no mesmo de junho, 1ª fase em Santa Cruz do Xingú (data a ser definida) e a grande final em Serra Nova Dourada de 25 a 28 de Junho.

Entenda mais sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural       

Para comemorar a data a Unesco criou em 2008, o Festival Internacional da Diversidade. O evento aconteceu dos dias 17 a 27 de maio, e foi realizado na sede da Unesco, em Paris, com atrações musicais e artísticas que têm como característica a diversidade cultural. O Festival, que aconteceu simultaneamente em vários países membros, busca dar voz e visibilidade à riqueza da diversidade cultural em todo o mundo.

No Brasil, o Ministério da Cultura criou no dia 7 de abril de 2004, por meio do Decreto n.º 5.036, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) com o objetivo de promover e proteger a diversidade das expressões culturais. Em 2007 foi lançado, no âmbito da SID, o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, para garantir o acesso dos grupos e redes de agentes culturais, responsáveis pela diversidade das expressões culturais brasileiras, aos recursos públicos para o desenvolvimento de suas ações.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias