Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Incêndio devasta área verde no entorno urbano da cidade de Vila Rica




COMPARTILHE

Uma queimada de grandes proporções, devastou uma área de mais de três hectares na zona rural de Vila Rica, entre os bairros Setor Oeste e Cristo Rei.

O incêndio teve início por volta do meio-dia da quarta-feira (7), e se estendeu até á noite, tempo suficiente para devastar uma grande área verde no entorno da cidade.

A equipe da Rádio Comunitária Eldorado FM realizou várias ligações aos órgãos competentes no município, tudo em vão. Na Sema um servidor informou que não podia fazer nada porque, segundo ele, o incêndio estava localizado na zona urbana, fora da competência do Órgão.

Já na Secretária de Meio Ambiente do Município fomos informados que o convênio que existia com o Ibama se expirou e que o município não tem equipamentos próprios adequados para combater o fogo.

As queimadas continuam sendo prática corriqueira no Brasil, mesmo sendo crime previsto na legislação em vigor. Na atividade rural, porém, a lei dá um tratamento especial para casos específicos. Assim, por exemplo, o Código Florestal (Lei nº 4.771/65) estabelece, em seu Artigo 27, que: “É proibido o uso do fogo nas florestas e nas demais formas de vegetação”. Nessas demais “formas de vegetação” já se subentende que englobam toda e qualquer espécie vegetal: pastagens, lavouras, capoeiras, etc.

CRIME - Atear fogo nas áreas urbanas e rurais, nesse caso sem autorização da Sema é crime. Quem for pego ateando fogo no período proibitivo recebe multa que varia de acordo com a área atingida: de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta, além de ser detido e responder por crime ambiental. Nesses casos, a detenção pode chegar a quatro anos de prisão, conforme estabelecido na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.


Autor: RadCom Eldorado FM


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias