Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Serviços de mobilidade e limpeza pública viram metas de Várzea Grande




COMPARTILHE

A prefeitura de Várzea Grande, esta desenvolvendo varias ações para melhorar os serviços de mobilidade urbana da população e a limpeza pública do município.

Segundo assessoria do município, a Secretaria de Infraestrutura de Várzea Grande – SINFRA interditou desde a ultima quarta-feira, dia 25, as Ruas Santos Dumont (lateral do restaurante Mississipi), a meta é descongestionar o trafego de veículos no local, principalmente nos horários de pico, caso o fluxo não seja amenizado as ruas serão reativadas novamente.

Estes bloqueios eram necessários para que o transito seja melhorado, evitando transtornos durante as obras da Copa 2014.

Outra ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura são os serviços de limpeza, que continuam sendo executados, esta semana duas equipes da SINFRA, estão realizando os serviços de limpeza no bairro Jardim Glória no Centro de Convivências para idosos e no bairro Jardim Imperador.

Conforme informações do coordenador de limpeza da região central, Jeremias Assunção, os profissionais ficarão executando as ações até que os serviços sejam todos concluídos. Entre os serviços estão poda de árvore, retirada de entulhos, varrição, capina, entre outros.

"Nosso trabalho vem sendo desenvolvido diariamente pelos nossos profissionais em toda região do município de Várzea Grande. É importante frisar que, a Secretaria está de portas abertas para a população atendendo sugestões e solicitações", informa o titular da pasta, Gonçalo Aparecido de Barros.

Projeto  “Parque Linear”

Outra ação importante referente ao setor aconteceu durante uma reunião na manhã de segunda-feira (23.09), quando o Prefeito Walace Guimarães apresentou o projeto “Parque Linear” ao superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), João Marcos Coelho Soares.

O projeto tem por objetivo a neutralização do carbono, uma vez que parte da vegetação foi retirada para as obras do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), bem como revitalizar comercial e empresarialmente todo o entorno do Aeroporto.

Desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretária de Meio Ambiente e Agricultura em cumprimento a uma das determinações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – FIFA 2014 (Secopa) pelo advento da realização do Mundial no município.

Dos estudos realizados e projetos ambientais desenvolvidos por Várzea Grande, optou-se por se criar um Parque Linear no entorno do Aeroporto. “Quando apreciamos o projeto a nossa preocupação não foi só com a neutralização do carbono, mas também de proporcionar para Várzea Grande, uma nova área, com coisas novas e diferentes. E também porque o Aeroporto fica que praticamente na entrada da cidade. Ter um projeto desses realizado será uma inovação para o município”, destacou o prefeito Walace.

Versides Sebastião de Moraes, secretário de Meio Ambiente e Agricultura, explicou que a maior preocupação durante o desenvolvimento do projeto foi quanto à área da INFRAERO que estava sendo incluída no esboço. “Nossa preocupação foi do espaço ser uma Área de Preservação Permanente (APP) ou algo do tipo, o que inviabilizaria o projeto. Mas que não é o caso, e, portanto, pode ser utilizada”, revelou.

O projeto consiste na construção de um Parque Linear (o nome é justamente por ser desenvolvido em forma de uma linha), que se estenderá desde a região do Zero kilômetro seguindo toda a extensão da Avenida 31 de março. Essa região compreende cerca de 12km.

O parque linear contempla além da área verde, áreas de lazer com ciclovias, pista de skate, trilhas, pista para caminhada, quadras poliesportivas e campos de futebol, viveiros e áreas para eventos como auditórios.

“Acredito que além da preocupação com as questões ambientais, devemos ter a preocupação em fomentar o comércio local. A INFRAERO é um órgão público, mas que tem uma visão empresarial. Estamos confiantes com essa nova área que vislumbramos, com o ‘novo’ aeroporto e administrativamente estamos trabalhando, assim como a prefeitura, dentro dos preceitos da transparência pública”, pontuou o superintendente da INFRAERO, João Marcos Coelho Soares.

Para continuidade nos debates sobre o assunto, será agendada uma reunião conjunta entre Prefeitura, Governo Estadual, SECOPA e INFRAERO para os ajustamentos do projeto, para então se determinar o início das obras.Participaram também da reunião Fran Campello (secretário adjunto de Comunicação Social), gerência comercial e funcionários da INFRAERO.


Autor: Jornal da Noticia com Assessoria


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias