Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022

Ruas de Cuiabá viram galeria de arte com os ônibus do projeto Arte em Movimento




COMPARTILHE

As ruas de Cuiabá vão se transformar em uma grande galeria de arte a partir desta semana.

Quarenta ônibus do transporte coletivo receberam adesivos com obras de artistas plásticos locais e vão levar cor e cultura para quem está no trânsito.

A arte de Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente Paulo, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu 78 vão poder ser apreciadas pelos cuiabanos em qualquer local e horário.

O projeto apropria-se das latarias dos ônibus para promover o acesso da população à arte. “Além de levar a cultura para as ruas, a iniciativa promove o reconhecimento dos nossos artistas”, destacou o governador Silval Barbosa, durante o lançamento do projeto, nesta quarta-feira (25), no Palácio Paiaguás.

Para a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, o Arte em Movimento é a oportunidade para a “população conhecer os artistas locais”. Entre eles está Babu 78, que tem grafites espalhados em diferentes pontos de Cuiabá. Ele conta que grafitar em suportes móveis faz parte da história desta arte, a começar pelos metrôs de Nova York, na década de 70. Nos ônibus de Cuiabá, o artista vai mostrar um pouco sobre duas séries com as quais está trabalhando atualmente: “Pedaços” e “Pessoas estranhas que falam de amor”. “O fato do grafite estar nas ruas já é uma manifestação política, mas cada um vai interpretar de uma maneira própria cada um dos desenhos”.

E vem muito mais por aí. A segunda etapa do projeto vai levar poesia para dia-a-dia de quem utiliza o transporte público na região metropolitana. Textos de poetas e escritores regionais vão ser adesivados no interior dos ônibus. Esta é uma maneira de divulgar a produção literária mato-grossense e estimular a leitura. “Cada ônibus fica, em média, 16 horas na rua, então vai ser uma grande galeria de portas abertas. É a oportunidade de levar cultura para quem muitas vezes não tem tempo de ir a uma exposição”, defendeu o presidente da Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta.


Autor: Jornal da Noticia com CarolineLanhi


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias