Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022

INCRA faz liberação de recursos e regularização fundiária em Alto Boa Vista




COMPARTILHE

Nesta quinta-feira, 10, o município de Alto Boa Vista recebeu do Governo Federal pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Programa Terra Legal, dois títulos definitivos que abrangem a área urbana do municipio, localizado na região Norte Araguaia.

O ato público de entrega dos títulos aconteceu no plenário da Câmara Municipal dos Vereadores, com a presença do Delegado do MDA, Nelson Borges, do Coordenador do Programa Terra Legal em Mato Grosso Diter, e do Superintendente Regional do Incra-MT Valdir Mendes Barranco.

A área repassada ao município pertencia a dois projetos de assentamento do Incra, P.A. Mãe Maria com 30,0978 hectares e P.A. Bandeirantes com 117,4508 hectares, totalizando quase 150 hectares ao município de Alto Boa Vista.

Para o Superintendente Regional do Incra, Valdir Barranco, essa titulação será um marco divisor. “Alto Boa Vista impulsionará seu desenvolvimento após essa titulação. A partir de agora, o município poderá escriturar os terrenos urbanos, dando segurança aos cidadãos e oportunizando ao setor empresarial novos investimentos, afinal, sem escritura não há financiamentos”, frisou Barranco.

Valdir ainda lembrou que outros trabalhos também estão sendo desenvolvidos pelo Incra-MT na zona rural do município. “O governo federal criou o Programa Nacional de Habitação Rural para atender as populações rurais e tradicionais. Aqui em Alto Boa Vista quase 100 unidades habitacionais já estão em fase de contratação entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Banco do Brasil”, falou o Superintendente Valdir Barranco.

Recursos para recuperação das estradas vicinais de Alto Boa Vista

Outra grande ação acontecida no município de Alto Boa Vista-MT, foi a liberação de um recurso de 250 mil reais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, através do Superintendente Regional em Mato Grosso, Valdir Barranco, para a infraestrutura de recuperação de estradas vicinais do Projeto de Assentamento Casulo Vida Nova que possui quase 100 unidades familiares.

O recurso foi repassado para a prefeitura municipal através de um convênio, assinado pelo prefeito municipal Leuzipe Domingues Gonçalves, e o Superintendente do Incra-MT, Valdir Barranco, na manhã da quinta feira, dia 10/10.

Na ocasião Valdir lembrou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária já publicou edital para aquisição, na modalidade compra direta, de áreas de terras para assentar quase 200 famílias que foram cadastradas durante o período de desintrusão da terra indígena Marawstsédé.

“Além da regularização urbana de Alto Boa Vista, investiremos em recuperação das estradas vicinais, construiremos as casas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), iremos adquirir mais áreas para atender as famílias cadastradas e estamos elaborando juntamente com a Secretaria de Estado de Cidades um projeto para abastecimento de água” disse Barranco.


Autor: Jornal da Noticia com Nabson Nattan


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias