Terca-Feira, 09 de Agosto de 2022

Passagem da Conceição em Várzea Grande vai receber projetos para fomentar turismo




COMPARTILHE

O secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Gilson Piovesan e os técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (SEDTUR), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), arquitetos e urbanistas, realizaram uma visita técnica ‘in loco’, na manhã da sexta-feira (11.10), onde serão instalados os projetos de turismo nas comunidades da Passagem da Conceição e de Bonsucesso.

O objetivo dos projetos é proporcionar a valorização do potencial turístico da região e também contribuir no fortalecimento da atividade comercial nas comunidades da Passagem da Conceição e de Bonsucesso.

Os projetos estão sendo desenvolvidos pela SEDTUR com o auxílio do município nos trâmites da concepção dos projetos, na legalização das áreas de instalação, normatizações de uso e utilização do solo e os estudos de impacto ambiental.

“Com o advento da realização do Mundial da Copa 2014 na capital do Estado, Várzea Grande, em específicos, Bonsucesso e a Passagem que são referências como “rotas do peixe” atrairão inúmeros turistas, por isso esses projetos são de extrema importância para as duas comunidades”, destacou o presidente da Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, Gonçalo Abreu.

A comunidade de Bonsucesso está localizada a 15 km da região Central da cidade e é um dos pontos turísticos de Várzea Grande.  “Existe a preocupação com essas duas comunidades, que necessitam de um direcionamento nos investimentos. Essas propostas vêm com o intuito de propiciar o desenvolvimento e fomentar o turismo ecológico em Várzea Grande. Devemos nos lembrar que a referência em se comer o peixe é aqui”, pontuou o arquiteto e urbanista, Márdio Silva. .

O projeto é três e um, uma vez que engloba as propostas de benfeitorias para essas duas comunidades. O esboço apresentado propõe a construção de um píer e de um observatório panorâmico para a Passagem da Conceição. Já para o distrito de Bonsucesso, além dessas duas construções, possui ainda a projeção do Centro Cultural, que terá uma praça arborizada, 15 boxes para fins comerciais, 02 salas administrativas, banheiros públicos masculinos e femininos, um estacionamento com 65 vagas e o pavilhão cultural.

A área de construção do Centro Cultural será no local onde hoje estão o centro comunitário e uma quadra esportiva coberta. Uma área de 30m x 200m, que interliga as duas principais estradas viscinais de Bonsucesso, sendo uma delas de chão. Com a concretização do projeto essa via futuramente será asfaltada e através dela será o acesso ao estacionamento. No esboço é apresentado ainda, a possível criação de mais duas vias interligando essas viscinais.

O pier e o observtório panorâmico serão construído em uma área a uns 700 metros a frente do Centro Cultural. Essas construções serão instaladas às margens do Rio Cuiabá.

As propostas estão sendo desenvolvidas com todas as preocupações quanto a acessibilidade e com o meio ambiente, no tocante ao replantio de árvores, revitalização das calçadas e vias públicas, além de buscar destacar e ressaltar ícones da cultura fortalecendo a identidade cultural da região.

O exemplo está no traçado do píer adornado com a simbologia do peixe, e a cobertura do pavilhão cultural remetendo a pintura verossímil do couro do peixe Pintado. Os bloquetes das ruas serão mantidos e reforçados com traçados lembrando a figura de pequenos peixes.

“O trabalho está sendo desenvolvido nos mínimos detalhes, pois queremos que quando alguém veja as fotos que aqui serão tiradas, saibam que se trata de Bonsucesso e Passagem da Conceição de Várzea Grande. Assim como quando vemos fotos do calçadão de Ipanema, sabemos que é no Rio de Janeiro. Temos que criar uma marca”, ressaltou o arquiteto e urbanista, Márdio Silva.

O projeto está em fase de aprovação e os técnicos e responsáveis pelos trabalhos estão alinhando os estudos para após todos os ajustes, possa ser dado início aos processos de licitações, e assim, definir a data de início das obras.

Participaram da visita técnica o secretário de Assuntos Estratégicos, Gilson Piovesan, os arquitetos e urbanistas Márdio Silva e Abílio Brunini, técnicos da SEDTUR e SEMA, o presidente da Associação de Cultura e Turismo de Bonsucesso, Gonçalo Abreu e moradores.


Autor: JornaldaNoticia com Lucimary Rangel


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias