Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Acadêmico do IFMT de Confresa, defende ensino de tabela periódica em Braille




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O Acadêmico de LCNH de Quimica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso- IFMT, do Campus Confresa, Danilo Fernando Luz Oliveira defende  o ensino de química para deficientes visuais através da confecção da tabela periódica em Braille.

Segundo ele, garantir o acesso e permanência na educação é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro; cabe às escolas atender a vasta diversidade de seus alunos, incluído aqueles que necessitam de um atendimento educacional especializado como, por exemplo, os alunos cegos.

Danilo disse que se para os ditos “normais” a química é algo que muitas vezes apresenta dificuldades, imagine como deve ser para o deficiente visual compreender as informações que são repassadas pelo professor quando o conteúdo diz respeito à Tabela Periódica. Através deste trabalho de confecção da Tabela Periódica em Braille e Alto Relevo, o aluno com deficiência visual tem a oportunidade de obter um aprendizado significativo e desta forma adquirir conhecimento dos elementos químicos apresentados na mesma.

O acadêmico salientou ainda que ao criarmos a Tabela Periódica em Braille e em Alto Relevo estamos atuando como um agente capaz de promover e desenvolver as habilidades do educando, pois é muito importante que este indivíduo se sinta apoiado e ajudado e que não seja julgado por todos que o cercam, reforçando suas dificuldades. O presente trabalho reforça um dos princípios da educação especial, que é a inclusão educacional de deficientes visuais.

Para ele a Tabela Periódica em Braille e em Alto Relevo será o início de um processo de inclusão inovador para a região do Norte Araguaia - MT, pois através de trabalhos como este, podemos incluir os alunos com necessidades educativas especiais.


Autor:Jornal da Noticia com Geraldo Souza


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