Quarta-Feira, 05 de Agosto de 2020

Pesquisa com frutos de jaca garante 1 lugar em Workshop para alunos do IFMT/Confresa




COMPARTILHE

Uma bebida láctea fermentada foi o trabalho de pesquisa que obteve o primeiro lugar no 2° Workshop de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso realizado no Centro de Convenções em Cuiabá na última semana de novembro de 2013.

Os alunos do curso técnico em alimentos de Vila Rica (Bruno Salazar e Tiago Debona) e São Félix do Araguaia (João Pedro) orientados pelo professor Leandro Lacerda, desenvolveram o trabalho de pesquisa de elaboração de bebida láctea fermentada enriquecida com a farinha da semente e polpa de jaca.

A pesquisa foi premiada como a melhor entre todas as apresentadas pelos pesquisadores e alunos das unidades do IFMT (Barra do Garças, Cuiabá, Confresa, Cáceres, Juína, Campo Novo do Parecis, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Várzea Grande, Alta Floresta, Primavera do Leste e Sorriso).

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é uma árvore tropical de grande porte, pertencente à família das Moraceae, nativa da Índia. Esta espécie produz o maior de todos os frutos comestíveis que crescem diretamente sobre o tronco de árvore, a jaca, que é cultivada principalmente na Ásia e no Brasil.

Chegando a pesar mais de 30 quilos e atingindo até 40 centímetros de comprimento, as jacas são frutos de grandes dimensões apreciados por serem suculentos, aromáticos e saborosos. Caracterizam-se por possuírem formato ovalado, casca com pequenas saliências pontiagudas e verde quando imaturos.

Atingem a cor verde-amarelado ao amarelo-marrom quando estão maduros e prontos para o consumo. No interior da fruta encontra-se a polpa fibrosa de cor amarelada, que contém várias sementes dispersas (bagos), que possuem de 2 a 3 cm de comprimento.


Autor: Jornal da Noticia com Eldorado FM


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias