Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Princípio de incêndio mostra a fragilidade e a insegurança da Delegacia Civil de Vila Rica




COMPARTILHE

A Delegacia de Polícia Civil de Vila Rica vem convivendo nos últimos anos com uma situação precária e nos últimos meses, sob o comando do delegado João Bife Junior, a situação vem se agravando ainda mais em função principalmente da interdição da Cadeia Pública de Vila Rica.

No mês de setembro de 2013, com base em uma Ação civil Pública protocolada pelo Ministério Público Estadual o Juiz Ivan Lúcio Amarante da Comarca de Vila Rica determinou a interdição da Cadeia Pública.

Acontece que com a decisão do Magistrado a Cadeia não pode mais receber presos e a Delegacia da cidade com pouquíssimas estruturas está acumulando os detentos em três pequenas celas de 6 metros quadrados cada uma.

 Segundo se constata em ofício, pessoas se encontram enclausuradas por 30 dias em um local insalubre, sem contar que, certamente, não devem nem estar sendo alimentadas ou até mesmo tomando banho diário, haja vista não ter, se quer, um chuveiro dentro das celas.

Hoje já são oito presos na Delegacia, isso porque, segundo o Delegado dependendo da gravidade do caso, os responsáveis estão recebendo liberdade provisória.

Na última segunda-feira, 6, por volta da 19:00 horas um princípio de incêndio em uma das celas pegou de surpresa o Delegado João Bife e a investigadora Neide que estavam trabalhando no momento. O detento Washinton Venâncio Borges havia colocado fogo em colchões e roupas dentro da cela. “A intenção, acredito, era se suicidar”, disse o Delegado.

O fogo foi contido em tempo com o uso de uma mangueira e vários baldes de água. “Eu pensei que ia morrer”, disse um preso da cela ao lado. Washinton e outro colega tiveram que ser levado ao Pronto Atendimento para receber atendimento médico devido a inalação da fumaça dos colchões.

Em entrevista ao site Eldorado.fm o Delegado disse que a realidade da unidade hoje é caótica devido a interdição da Cadeia Pública de Vila Rica. “Essa interdição embora acertada, veio num momento muito crítico, embora a delegacia tenha sido reformada recentemente, ela não possui uma estrutura de segurança apta a assegura condição para que os presos permaneçam aqui recolhidos por um período de tempo prolongado, nos temos presos que aqui se encontram a mais de 60 dias em uma situação quase que desumana”, disse João Bife.

Segundo o Delegado, já foram oficiados o Juiz, Promotor, Delegado Geral de Polícia, Diretor de Interior, Delegado Regional, Corregedoria e o Tribunal de Justiça. “O momento não é de encontrar culpados, eu acredito que todos aqueles que participaram dos eventos que culminaram na interdição são atores envolvidos num processo que visa uma melhoria para cidade de Vila Rica”.


Autor: RadCom Eldorado FM


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Noticia e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias