Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019

Jovem dentista vilariquense ganha premio de destaque nacional, mas fato passa batido




COMPARTILHE

Em um mundo globalizado, onde a informação anda instantaneamente muitos fatos positivos deixam de serem divulgados, esta semana o Jornal da Noticia fez uma importante descoberta que passou em branco para toda comunidade do Norte Araguaia e principalmente em Vila Rica no ano de 2011.

A descoberta, trata-se de uma importante pesquisa feita pelo jovem vilariquense Silas Junior Boaventura de Sousa, na época aluno de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia, que recebeu o premio Destaque do Ano de 2011 com a 3° melhor pesquisa do Brasil entre alunos de Iniciação Científica do CNPq na área da saúde.

O tema da pesquisa de Silas Junior foi a Construção de um aparelho para mensuração da contração pós-gel e validação da mensuração utilizando diferentes resinas compostas, sobre orientação do Professor da UFU, Dr. Carlos José Soares com PhD pela University of Tennessee, durante a pesquisa, Silas Junior era graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia.

O Jornal da Noticia entrou em contato com Silas Junior, que agora esta trabalhando em Vila Rica, sua cidade natal e onde presta serviços em uma unidade publica de saúde e também em uma clínica que mantém juntamente com seu irmão.

Mantendo seu estilo humilde e pacato, Silas Junior disse que ficou muito feliz em representar a cidade que nasceu, apesar do, ele reforçou que seu sonho era ser odontólogo, e voltar para a cidade localizada a 1.300 kms de Cuiabá, quanto a pesquisa ele disse que apresentou o estudo por entender a necessidade de ampliar seus conhecimentos.

Como premio pela pesquisa ele recebeu na época R$ 3.330 (três e trezentos) mil reais e reconhecimento por parte do Ministério da Educação e da Academia Nacional de Ciências com entrega de títulos, em uma solenidade com na capital federal o Ministro da Educação e o Presidente o CNPq.

Silas Junior, tem um currículo invejável a qualquer estudante universitário, ganhando Prêmios em vários congressos sendo eles;

- Menção Honrosa no II Congresso da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Faculdade de Odontologia – UNESP em 2012

- Prêmio Destaque UFU em Iniciação Científica e tecnológica 2012, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU em 2012 –

-Menção honrosa no III Congresso Internacional de Odontologia e 33 Jornada de odontologia da UFU, Faculdade de Odontologia – UFU em 2011

- 2° lugar na categoria fórum clínico Prêmio ''Francisco Degni'', APCD no Congresso Internacional de São Paulo em 2011

-1° Lugar na categoria Missão da 28 Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia-SBPq em 2011

- 3° lugar - Destaque do ano na Iniciação Científica, CNPq em 2011

- 4° Lugar na categoria apresentação oral- I SECOPET, PET- FOUFU em 2010

Alem disso, Silas Junior tem dois artigos de publicação internacional na revista Operative Dentisty, ao Jornal da Noticia, ele lembrou da importância da escola Maria Esther Peres, onde realizou seu ensino fundamental e médio, e destacou ainda a cobrança de seus pais, para que fizesse da educação, o mecanismo de transformação de sua vida.

Silas Junior é neto do saudoso pioneiro Antonio Souza, filho do popular Silas da Maquina de Arroz e sobrinho do folclórico Zé do Choque.

Confira aqui os resultados anuais do CNPq – “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”.


Autor:Jornal da Noticia


Comentários
O Jornal da Notícia não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal da Notícia Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito ao Jornal da Noticia

<